Henrique Vianna de Amorim receberá o título de

19/2/2014 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

Por iniciativa de Capitão Gomes, a Câmara concederá o título ao pesquisador em reunião solene marcada para o próximo dia 21.

Por iniciativa do vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), a Câmara concederá, em reunião solene marcada para o próximo dia 21, o título de "Cidadão Piracicabano" ao pesquisador Henrique Vianna de Amorim.

Nascido em São Paulo, em 1939, ele é graduado em Engenharia Agronômica pela Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da Universidade de São Paulo) e mestre em Bioquímica de Plantas pela Ohio State University, dos Estados Unidos.

Filho de Henrique Berbert de Amorim e Alda Luiza, é o mais velho entre seus quatro irmãos: Álvaro, Ana Luiza, Vera Lúcia e João Carlos. Estudou no Colégio Santa Úrsula, no Colégio Marista e na Escola Estadual "Otoniel Mota", todos em Ribeirão Preto (SP), antes de prestar o vestibular, em 1962.

Ao focar sua carreira nos estudos sobre a fermentação alcoólica, firmou-se como um dos maiores especialistas brasileiros no tema, com reconhecimento internacional. A equipe por ele liderada presta assessoria técnica a usinas brasileiras de açúcar e álcool há 40 anos.

Professor de Bioquímica na Esalq de 1970 a 2001, o pesquisador foi homenageado com a "Embasador Medal", da Ohio State University, por conta da comemoração dos 40 anos do convênio de cooperação entre as universidades piracicabana e norte-americana.

Na década de 1980, Henrique fundou a Fermentec Ltda., empresa de pesquisa, tecnologia e treinamento em produção de álcool e açúcar, que conta atualmente com mais de 50 colaboradores e mais de 70 clientes no Brasil e no exterior.

Autor ou coautor de mais de 90 publicações científicas, Henrique assumiu em janeiro de 2013 a presidência da Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool), que tem como objetivo estimular os negócios ligados à indústria, aos serviços e à comercialização do etanol.

Compartilhe no Whatsapp