Seminário Regional discute efeitos do represamento do Rio Piracicaba

18/2/2014 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Três questões estratégicas envolvem os planos de represamento do rio Piracicaba, para torna-lo navegável e gerar outros benefícios: o remanso da nova represa irá provocar alagamentos em Piracicaba ou em Águas de São Pedro? A nova represa irá provocar assoreamento irremediável do rio? E a qualidade da água, irá se alterar?
 
Estas questões – e suas respostas – serão discutidas no seminário “Recursos Hídricos: Nova Represa, Qualidade da Água, Remanso e Assoreamento” na próxima quarta-feira, dia 19 às 18h00, no Auditório do Centro Cívico da Prefeitura de Piracicaba. A participação será aberta e qualquer questão técnica poderá ser apresentada pelos presentes.
 
Remanso, assoreamento e qualidade da água são aspectos que fazem parte do Estudo de Impacto Ambiental preparado para fundamentar o projeto de Aproveitamento Múltiplo Santa Maria da Serra, que prevê a construção de uma barragem no rio Piracicaba entre Santa Maria da Serra e Anhembi para integrá-lo à Hidrovia Tietê Paraná, gerar energia elétrica, promover reflorestamento e incentivo ao turismo e economia locais.
 
Os especialistas que prepararam os estudos, a pedido do Departamento Hidroviário de São Paulo, estão seguros de que os efeitos do represamento não irão gerar novos fatores negativos no comportamento hídrico do rio – que deverá ser monitorado para acompanhamento de deposição de material em suspensão e que poderá contribuir para a melhoria da qualidade da água.
 
O Seminário é uma realização do Departamento Hidroviário da Secxretaria de Logisticfa e Transportes do Estado de São Paulo, comm o apoio da Prefeitura Municipal de Piracicaba, da Aglomeração Urbana de Piracaba e do Pira21.
 
SERVIÇO
SEMINÁRIO TECNICO REGIONAL
“Recursos Hídricos: Nova Represa, Qualidade da Água, Remanso, Assoreamento”
Data: 19/02/14, 18h00
Local: Auditório do Centro Civico, Prefeitura de Piracicaba (Rua Antonio Correa Barbosa, 2.233, térreo)
 
18h00 Abertura Oficial - Casemiro Tercio Carvalho, diretor do Departamento Hidroviário
 
18h15 Apresentação: 'Estudos de Remanso, Assoreamento ne Qualidade das águas do rio Piracicaba e o Represamento'
por Virginia Cleire Pimentel- Engenheira Civil - Coordenação de Projetos/Hidráulica da Themag Engenharia, responsável pela coordenação de Estudos de Impacto Ambiental do Aproveitamento Múltiplo Santa Maria da Serra
 
19h15 Apresentação: Considerações sobre o novo represamento nom rio Piracicaba’. 
Por Carlos Lloret Ramos- Doutor em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1993) . Atualmente é Professor Assistente Doutor - MS3 da Universidade de São Paulo, Engenheiro do Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo e Professor Adjunto da Universidade Paulista. Tem experiência na área de Engenharia Civil , com ênfase em Engenharia Hidráulica. Atuando principalmente nos seguintes temas: Hidraulica Fluvial, Sedimentologia, Transporte de Sedimentos, Transporte de sedimentos de granulometria extensa.
 
19h45 - Contribuição Técnica dos Participantes
 
20h00 - Rodada de Perguntas e Respostas
 
21h00 - Encerramento
Compartilhe no Whatsapp