Obras do Aquário Municipal seguem em ritmo acelerado

4/7/2012 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

 

Numa ação conjunta da secretaria de Obras (Semob)e do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), estão a todo vapor as obras para um novo atrativo turístico, o Aquário Municipal no Parque Mirante. No momento acontece a instalação da fiação elétrica para luminárias, acabamento dos banheiros e regularização do contra piso para execução do piso final. Já está colocada a decoração dos aquários, onde na próxima semana serão instalados os tubos de água para funcionamento. De acordo com o engenheiro Renato Furlan, da secretaria de Obras, após a colocação dos tubos, os aquários serão enchidos e somente depois de 20 dias, colocados os peixes. O Aquário Municipal tem o objetivo de auxiliar na educação ambiental.
 
O espaço contará também com uma cafeteria com entrada independente, que será administrada pela ONG Avistar - Associação de Assistência aos Portadores de Necessidades Especiais. “Será um espaço para bate papo para aqueles que desejam contemplar o pôr-do-sol com uma vista privilegiada”, destacou Karina Lima dos Santos, diretora administrativa do Semae. 
 
Karina ressaltou que ali, tudo foi planejado para Portadores de Necessidades Especias (PNE). “A área terá piso tátil, as placas com identificação dos peixes será também em braille, corrimão, rampas e os vídeos institucionais exibidos terão legenda. Ou seja, o áquario será acessível a todos”.
 
O presidente do Semae, Vlamir Schiavuzzo, salienta que por tratar-se de área protegida, o projeto teve aprovação do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba (Codepac). “Além dos benefícios para a educação ambiental, o Aquário Municipal será mais um ponto turístico da cidade. É uma opção de entretenimento, educação e cultura que mostra a importância da água na manutenção da vida”, completa.
 
O projeto completo consiste em três aquários de 2.400 litros cada, medindo 3 metros de comprimento, 1 metro de largura e 80 centímetros de altura, decorados com rochas, plantas, troncos de aroeira e iluminação. Um deles exporá 17 espécies exóticas de peixes do mundo. O outro terá os pequenos da Amazônia e do mundo, somando 23 espécies. E o terceiro aquário trará 13  pequenos peixes do Rio Piracicaba. No total serão 2.600 peixes, povoando os aquários.
 
Na área também serão construídos 2 lagos ornamentais, projetados para receber diferentes espécies e ecossistemas. Juntos, eles comportarão cerca de 250 peixes. Completando o circuito, um espaço destinado aos serviços de biologia, sanitários para deficientes e um salão com duas televisões para transmissão de vídeos institucionais e de meio ambiente.

 

 

>
Compartilhe no Whatsapp