da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
Márcia Pacheco recebeu Getúlio de Macedo, da Semuttran, e Marcelo Mazzei, do Sesi, para estudar alternativas para a rua Maria Isabel da Silva Matos
Desde 27 de janeiro deste ano, a rotina na rua Maria Isabel da Silva Matos mudou com o funcionamento de uma nova unidade educacional do Sesi (Serviço Social da Indústria). Com o início do período letivo, o fluxo de veículos na via pública tornou-se intenso e até foi necessário o apoio dos agentes da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte) para monitorar a lentidão no trecho com a chegada de vans e proporcionar maior segurança aos alunos. Ciente de que uma mudança é necessária no local, a vereadora Márcia Pacheco (PSDB) busca providências que beneficiem a comunidade que reside no bairro Jardim Planalto e os estudantes de outras regiões que se deslocam diariamente até a escola.
Em seu gabinete na Câmara de Vereadores, Márcia recebeu na tarde desta terça-feira (4) com o diretor do centro de atividades do Sesi, Marcelo Astolphi Mazzei, e com o chefe de divisão de trânsito e sinalização da Semuttran, Getúlio Pedro de Macedo. A preocupação da parlamentar vem desde 2010, quando ela conversou com diretores, funcionários e pais de alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil Enedina Lourenço Vieira, também localizada na rua Maria Isabel da Silva Matos. Márcia apresentou, em 14 de fevereiro de 2012, a indicação 237/2012 e, na ocasião, o Executivo informou que seria necessária a abertura do Sesi para análise das possibilidades.
Atualmente, a via funciona com direção dupla e, segundo Márcia, o correto seria o trânsito em mão única, por ser um local estreito. “Antes mesmo da instalação, prevíamos as mudanças no trânsito. A maior parte dos estudantes vem da cidade toda, principalmente de vans. Pelo tamanho da frente do Sesi e pela quantidade de veículos percebemos que o tráfego ficou mais intenso, tanto na subida quanto na descida”, disse Marcelo Mazzei, ao lembrar que além da melhoria para os motoristas, a modificação amplia a segurança dos alunos.
Com área de 13 mil metros quadrados, a unidade do Sesi será oficialmente inaugurada no primeiro semestre. Como parte considerável da obra está concluída, foram transferidos os estudantes dos bairros Pauliceia e Jardim Primavera – onde ficavam as outras duas unidades da instituição – para o Jardim Planalto. A estimativa é que 1200 alunos já estevam frequentando a escola nos períodos da manhã e tarde, dos ensinos médio e fundamental. Também estão programadas aulas em período integral – a partir de março – e turmas noturnas do EJA (Educação de Jovens e Adultos), comportando aproximadamente 1600 discentes com a estrutura completa.
Segundo Getúlio Pedro de Macedo, a Semuttran recomenda que os moradores do bairro entreguem um abaixo-assinado que expresse a necessidade da mudança. O documento é uma forma de o Executivo legitimar a alteração como uma vontade da comunidade. Além da vereadora Márcia, o diretor do Sesi disse que irá mobilizar o bairro na coleta de assinaturas. Com o documento em mãos, a previsão é que até meados de março a alteração no trecho seja concluída. “A implantação de sentido único é viável, pelo menos em um trecho da rua”, destacou Macedo. “No passado, quando nos reunimos na Escola Enedina Lourenço Vieira, já tivemos o aval da população, que certamente irá contribuir neste momento”, lembrou Márcia.