da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
A Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), assinou hoje (15), no Museu da Água, 26 novos convênios com entidades de assistência social do município.
Todos os anos, crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e famílias são beneficiadas com o repasse de recursos oriundos do governo municipal, estadual e federal. Dentre todos os convênios, parcerias e cofinanciamentos com recursos públicos, deverão ser atendidas cerca de 40 mil pessoas em 2014.
De 2013 para 2014, os recursos repassados às entidades assistenciais da município, parceiras da Semdes, aumentaram 16,7% passando de R$ 13.925.248,25 para R$ 16.255.091,47.
O prefeito municipal, Gabriel Ferrato, quer aumentar anualmente o repasse vindo do Governo Federal e Estadual. “Vejo que todas as entidades conveniadas abraçam a causa, mostram responsabilidade e compromisso com o dinheiro público investido. Sei como essa parceria é importante para a população carente e para o munícipio. Com esse aumento de verba vamos conseguir abranger uma fatia maior da população carente, concluiu.
As entidades participantes dos convênios são monitoradas mensalmente, por meio das prestações de contas física/financeira, e orientadas quanto à adequação dos serviços e projetos ao Sistema Único de Assistência Social – SUAS.
De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes, as organizações sociais são braços do Poder Público no atendimento à população. “Algumas ações desenvolvidas pelo município são realizadas por meio de convênio ou parceria com as organizações sociais, ajudando a ampliar o atendimento ao usuário. Por isso, a Prefeitura financia as ações executadas pelas organizações constituídas”, explicou.
Os projetos promovem o atendimento socioeducativo a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, risco pessoal e social; população em situação de rua; adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas; cursos gratuitos que proporcionam oportunidades para novas fontes de trabalho e renda aos participantes; acolhimento institucional e provisório de crianças, adolescentes e idosos; atividades da vida prática e diária; fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários; inclusão social e cadastramento, inclusões e exclusões do Cadastro Único do Governo Federal, a beneficiários dos Programas de Transferência de Renda (Bolsa Família, Renda Cidadã, Ação Jovem e Benefício de Prestação Continuada – BPC), entre outros.