da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
Equipamentos foram colocados na Praça São Domingos Sávio, nas proximidades do Colégio Dom Bosco Cidade Alta
No final do ano passado, entre novembro e dezembro, a Prefeitura Municipal, através das secretarias municipais de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) e Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), iniciou a instalação de mais uma academia ao ar livre na Praça São Domingos Sávio, nas proximidades do Colégio Dom Bosco Cidade Alta, Escola Senai Mário Dedini e Escola Estadual Sud Menucci, no Bairro Alto. O serviço praticamente está concluído, porém passa por revisão técnica para conclusão de obra. A inauguração deverá ocorrer em fevereiro.
A benfeitoria foi solicitada à Prefeitura pelo mandato do vereador Pedro Cruz, líder de bancada do PSDB, após ser procurado por moradores do bairro. “A academia com certeza contribui com a qualidade de vida da população e agrega mais vida às praças públicas. Ela foi instalada no centro da praça, debaixo de árvores, num local muito agradável. Tenho visto, principalmente pelas manhãs, bom número de pessoas que já utilizam o novo espaço mesmo antes de ser oficialmente inaugurado, o que de fato comprova a necessidade da academia na região. E isso é muito gratificante. A municipalidade está de parabéns pelo projeto. Contudo, é importante que a comunidade ajude a Prefeitura a manter os equipamentos sempre em ordem”, afirma o vereador.
No local foram instalados aparelhos que proporcionam o trabalho dos membros inferiores e superiores, e não causam impactos durante a atividade física. Cada conjunto possui 10 equipamentos de ginástica (estação multiuso exercitadora, simulador de cavalgada, alongador, pressão das pernas, simulador caminhada, esqui, rotação dupla diagonal e rotação vertical). O material usado é próprio para uso ao ar livre, feito em tubo de aço carbono, rolamentos blindados, pintura eletrostática a pó e pinos maciços.
O usuário conta ainda com um painel (frente-verso) que oferece dicas sobre a forma correta de se preparar para os exercícios, como alongamento por exemplo. De acordo com especialistas da Saúde as academias ao ar livre estão disponíveis para qualquer pessoa que deseja usá-las, pois são consideradas instrumentos no combate ao sedentarismo e às doenças provocadas por ele.
As academias ao ar livre facilitam o contato com a natureza, no caso de parques e praças. Está comprovado que manter esse tipo de relação algumas vezes por semana é benéfico para ajudar a reduzir o estresse, a depressão e outras doenças nervosas. Além disso, frequentar uma academia ao ar livre possibilita que o cidadão aumente suas habilidades sociais, já que todos usam os aparelhos em comum.
A Sedema informa ainda que a praça receberá um pacote de serviços de manutenção, como pintura e instalação de bancos, novas lixeiras, poda corretiva de árvores e conserto do piso entre outros. Muitos desses serviços de manutenção são solicitações do mandato de Pedro Cruz.