Implantação De Ciclofaixas Pela Prefeitura Atenderá Pedido De Ary Pedroso Jr.

2/7/2012 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

Atendendo a um pedido do vereador Ary de Camargo Pedroso Júnior (PDT), a orla do Rio Piracicaba, no trecho que compreende as avenidas Beira-Rio e Alidor Pecorari, está entre os locais que serão contemplados com a implantação de 8.217 metros de ciclofaixas no município, em um investimento de R$ 85 mil anunciado pela Secretaria de Trânsito e Transportes.

"A região citada é um dos maiores atrativos turísticos de nossa cidade e muito frequentada por ciclistas que, sem opção, acabam trafegando no calçadão da Rua do Porto, espaço destinado aos pedestres, que, por esse motivo, reivindicam a implantação de uma ciclofaixa visando a maior segurança e lazer", justificou Ary na indicação 403/2012, enviada ao Executivo em abril deste ano.

O pacote da Semuttran inclui cinco trechos e deve estar todo executado até setembro. A primeira ciclofaixa será implantada na avenida Paulista, no bairro Nova Piracicaba, com extensão de 2.890 metros. Depois, serão contempladas a Pio Sbrissa, com 1.320 metros; a Abel Pereira, com 1.960 metros; a Jaime Pereira, com 1.114 metros; e a Alidor Pecorari, com 933 metros, que depois poderá ser estendida pela avenida Beira-Rio, até a altura da rua Luiz de Queiroz.

Atualmente, há duas ciclofaixas em uso na cidade, totalizando 3.700 metros. "É cada vez maior o número de adeptos do ciclismo em nosso município. A cada dia mais pessoas se utilizam da bicicleta como meio de transporte, para praticar esporte ou até mesmo para lazer", assinala Ary.

"Cidades de todo o mundo estão implantando esse sistema que não requer muito investimento, pois utiliza uma faixa das vias de tráfego, geralmente no mesmo sentido de direção dos automóveis e, na maioria das vezes, ao lado direito em mão única. Normalmente, nessas circunstâncias, a circulação de bicicletas é integrada ao trânsito de veículos, havendo somente uma faixa ou um separador físico, como blocos de concreto, entre si", acrescenta o vereador.

 

 

 

>
Compartilhe no Whatsapp