da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
Acompanhado de secretário, Longatto esteve na Zona Rural para verificar problemas
A forte chuva do último sábado (4) trouxe prejuízos aos moradores do bairro Canal Torto, área rural localizada na região do distrito de Ártemis. Por duas horas ininterruptas, o temporal provocou a erosão do solo, no trecho que liga os ranchos aos demais bairros. A partir de reivindicações de moradores, o vereador José Aparecido Longatto (PSDB) esteve no local na manhã desta quinta-feira (9), para buscar alternativas junto ao secretário Waldemar Gimenez, da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento).
Como há um ribeirão que corta a travessia, a força das águas obstruiu a rede de manilhas. A chuva arrastou até mesmo blocos inteiros de concreto e derrubou várias árvores. Com a vazão das águas por cima da estrada, houve erosão da área, diminuição do leito carroçável e rompimento da tubulação, ocasionando falta de abastecimento de água às residências. Segundo Longatto, o fornecimento já foi restabelecido pelo Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), mas a preocupação, agora, está em garantir a melhoria viária do bairro.
Durante a visita ao local, os engenheiros da Sema, acompanhados de Longatto, apontaram a necessidade novo talude, garantindo a estabilidade do terreno e a reconstituição do leito carroçável. Como trata-se de uma medida emergencial, os técnicos contaram com a colaboração de Jerônimo Santin, morador do bairro. Ele irá doar terras e pedras para a execução do trabalho, com previsão de início entre o fim de semana e segunda-feira.
De acordo com Longatto, já houve intervenção na estrada de terra, na manhã desta quinta-feira, pois os moradores estavam impossibilitados de utilizar seus automóveis para sair do bairro. “Trata-se de uma obra de urgência, antes que uma nova chuva possa agravar a situação”, disse Longatto, ao agradecer a compreensão do morador. “O Jerônimo Santin possui jazidas de pedras há 300 metros do local danificado. Somos gratos a ele, por fornecer gratuitamente o material e estar sensível à questão. Isso também trará economia aos cofres públicos”, completou o vereador.