Saúde alerta para exposição solar durante o Verão

7/1/2014 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Com dias mais longos e quentes, o Verão inspira cuidados a todos que irão se expor mais tempo à luz solar. Nesta época do ano é comum em nosso país uma maior incidência dos raios ultravioleta (UV), responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele e que podem gerar ainda queimaduras, manchas e até câncer de pele. Estima-se que 90% dos tumores de pele sejam relacionados à exposição solar cumulativa ou excessiva.

Mesmo em dias nublados, nossa pele necessita de proteção diária. Em todas as atividades de lazer e até mesmo em uma simples caminhada ao ar livre é necessário o suso de protetores solares. O produto deve ter FPS (Fator de Proteção Solar) mínimo de 15 e ser aplicado entre 20 e 30 minutos antes da exposição solar.

Uma tampinha de garrafas de refrigerante ou cerveja pode ajudar a dosar a quantidade certa para cada área do corpo. Aplique uma medida em cada braço e meia tampinha para o rosto e pescoço, duas para cada perna, duas para as costas, e mais duas tampas para o colo e a barriga. Repita essa aplicação a cada três horas, ou sempre após se suar ou molhar.

Olho no relógio
O sol costuma ser mais intenso próximo ao meio-dia, período no qual os raios solares atingem a Terra em concentração máxima, de modo perpendicular. Neste horário o ideal é redobrar o cuidado e buscar proteção em uma sombra.

O sol é refletido ainda pela areia ou concreto. Assim, cada meia hora, mesmo sob um guarda-sol, corresponde a dez minutos de exposição direta ao sol.

Os cuidados com as crianças devem ser redobrados durante todo o ano, já que os pequeninos possuem a pele mais sensível que os adultos. É recomendado que a criança comece a frequentar a praia só após completar um ano de idade. Bebês com mais de seis meses de idade já podem usar filtro solar 30 ou maior em pequenas áreas não cobertas. Ao ar livre, busque sempre proteger as crianças com roupas, chapéu e filtro solar.

A hidratação é outro ponto importante para crianças e adultos expostos ao sol. Cuide para que seus filhos estejam sempre muito bem hidratados, ofereça muita água, sucos, frutas e verduras frescas. As vitaminas contidas nestes alimentos combatem os radicais livres desencadeados pelos raios solares.

Não esqueça de usar ainda chapéus, bonés, óculos escuros, protetores labiais e roupas de manga comprida, de preferência coloridas, já que os pigmentos ajudam a absorver os raios UV.

Compartilhe no Whatsapp