Câmara Homenageará Catedral De Santo Antônio Por 50 Anos De Dedicação

29/6/2012 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

A Câmara aprovou, em reunião ordinária na noite desta quinta-feira (28), moção de aplausos à Catedral de Santo Antônio pelos seus 50 anos de Dedicação. A propositura, de número 57/2012, é de autoria do vereador José Luiz Ribeiro (PDT).

No último dia 11, a Catedral completou seu 50º aniversário de Dedicação. Fundada em 26 de fevereiro de 1944 pelo papa Pio XII, no entanto, a instalação foi feita décadas depois em missa solene presidida pelo núncio apostólico do Brasil, dom Bento Aloisi Masella.

A Catedral de Santo Antônio, localizada na região central de Piracicaba, exatamente na Praça José Bonifacio, há anos se destaca por sua importância histórica. No dia 13 de março de 1958, ocorreu a bênção das torres pelo então cardeal Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, arcebispo de São Paulo, contando com a presença do presidente da República Juscelino Kubitschek e do governador do Estado Jânio Quadros.

Alguns anos após a bênção das torres, no dia 17 de junho de 1962, aconteceu a Dedicação da Catedral, oficializada por dom Armando Lombardi, núncio apostólico, a convite de dom Aníger de Maria Melillo. O ato de Dedicação da igreja é uma prática eclesial muito antiga, sendo uma das cerimônias mais ricas pelo seu simbolismo. Trata-se de uma festa eclesial, ou seja, "uma atividade que envolve o sentido mais profundo do ser Igreja e pertencer ao Povo Eleito de Deus", segundo José Luiz.

>
Compartilhe no Whatsapp