da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
Após meses de debate e pressão popular, os moradores do bairro Costa Rica conquistaram uma unidade do Programa Saúde da Família (PSF), reivindicação acompanhada pelo vereador João Manoel dos Santos (PTB), presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba. A confirmação foi anunciada na quarta-feira, 27, por representantes da Secretaria Municipal de Saúde, que estiveram no salão paroquial da Igreja Santa Isabel.
“O mais importante é demonstrar que, quando a população se une, ela consegue fazer com que seus direitos sejam respeitados”, disse o vereador João Manoel. Desde o final do ano passado, os moradores pressionavam a Prefeitura Municipal, que, antes, defendia a unidade do Campestre como responsável por atender aos bairros Costa Rica, Belvedere e Minas Novas – cerca de 4.500 moradores, na região Sul do município. “Mas ficava impossível utilizar o PSF do Campestre, por ser longe e incapaz de atender a demanda, por isso precisava deste aqui”, disse João Manoel.
João Manoel também destacou o apoio da comunidade da Igreja Santa Isabel, sob a coordenação do padre Giovanni Murazzo. “Eles tiveram excelente papel na mobilização”, disse o presidente da Câmara. A construção da unidade do PSF Costa Rica será incluída no Orçamento Municipal de 2013 e incluirá, ainda, o serviço odontológico. São, ao total, 11 profissionais no posto – seis agentes de saúde, dois técnicos de enfermagem, uma enfermeira-chefe, um médico generalista e um dentista. “Será construída onde antes funcionava o posto temporário, no antigo varejão do bairro”, informou Paula Coelho, assessora do secretário Fernando Cárdenas. O coordenador de Vigilância em Saúde, Moisés Taglieta, destacou que, a partir da reivindicação dos moradores, apresentada pelo vereador João Manoel, foi possível incluir o PSF Costa Rica no plano de expansão do programa, atualmente com 45 unidades na cidade. “Teremos mais quatro no próximo ano, dentre elas a do Costa Rica”, destacou Taglieta. A líder comunitária Antonio Viola Aguiar agradeceu a atuação do vereador João Manoel, “que foi muito eficaz ao levar a nossa reivindicação e em trazer os representantes do Executivo para conversar aqui conosco”. Ela acredita que a unidade trará maior conforto e saúde aos moradores. “Existem muitas crianças, gestantes e idosos, todos dependentes do SUS, e o PSF será um grande benefício para toda esta região”, declarou Antonia. O padre Giovanni Murazzo defendeu a atuação da Igreja em prol da comunidade, em sua visão, uma das funções de uma denominação religiosa perante seus fieis. “Conquistar esta unidade é fazer valer o que Jesus Cristo propagava em ter ‘vida em abundância’”, declarou o religioso.
>