Vereadores acompanham avanço de obra em vala da av. Francisco de Souza

5/12/2013 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

Está próxima da conclusão a primeira etapa da canalização do córrego que passa pela avenida; vereadores visitaram a obra acompanhados do prefeito Gabriel Ferrato

O prefeito Gabriel Ferrato (PSDB) e vereadores que fazem parte de sua base de apoio na Câmara estiveram na avenida Francisco de Souza, na região do Algodoal, para conferir o andamento de uma obra cujos efeitos positivos já são sentidos pelos moradores do bairro. Trata-se da canalização do córrego que passa pela via, que há anos era reivindicada pela população local e reforçada em pedidos do Legislativo ao Executivo.

A primeira fase da obra de captação e condução de águas pluviais do canal está próxima da conclusão, ao custo de R$ 236 mil. Foram instalados cerca de 180 metros de tubos de 1,5 metro de diâmetro, em um serviço que compreendeu movimentação de terra, escavações e remoção da antiga tubulação para a instalação da nova. Também foram ampliadas as redes de captação no entorno, com a reforma de (e, em alguns casos, a instalação de novas) dez bocas-de-lobo.

A próxima etapa, de acordo com Gabriel Ferrato, deve cuidar da revitalização da área, hoje tomada por mato. Está previsto o plantio de grama em toda a extensão do trecho ––que, com o aterramento da vala e dos tubos que canalizaram o córrego, ficou plano––, possibilitando transformar a área num espaço de lazer, com pistas de caminhada (as calçadas no entorno já estão sendo construídas).

"A cidade tem que ser bem cuidada. Se tratarmos esses espaços degradados da forma que procuramos fazer aqui, a cidade vai ficar melhor, porque você não vai abrir espaço para o despejo de entulho. Queremos depois trabalhar em cima dessa área ––e não só fazer a canalização–– para transformá-la num espaço mais agradável ainda. Queremos transformá-la numa área de lazer para que as pessoas possam desfrutar disso. É uma questão conceitual, de como você muda a cidade com ações nesse sentido", afirmou o prefeito.

VEREADORES - Líder do governo na Câmara, o vereador José Aparecido Longatto (PSDB) destacou o valor social do investimento feito. "É uma obra importante, porque é uma reivindicação de longos anos, do povo e de diversos vereadores", disse o parlamentar, citando como exemplo a luta de Capitão Gomes (PP) e José Benedito Lopes (PDT).

"E só está sendo possível realizar essa melhoria graças à aprovação, pela Câmara ––e pela base do governo, que fique bem claro––, dos principais projetos que permitem ao prefeito fazer essas obras, como o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e os orçamentos anuais. Tendo essas peças aprovadas, o prefeito pode realizar as obras. E quem as aprova, quem o ajuda, é a base de sustentação", salientou Longatto.

Sem citar nomes, o líder do governo na Câmara fez críticas a quem tenta capitalizar para si uma conquista que é fruto de esforços coletivos. "Esta obra foi pedida pelos moradores da região e encaminhada por vereadores da base ––e não foi um; foram diversos que fizeram pedidos por ela. É uma conquista de todos. O que não dá é observar pessoas que não têm nada a ver com a administração ficarem divulgando que foi um pedido delas e que o prefeito as atendeu. Não é verdade."

Além de Longatto, acompanharam a vistoria à obra os vereadores Capitão Gomes (PP), Gilmar Rotta (PMDB), Gilmar Tanno (PSDB), José Benedito Lopes (PDT), José Luiz Ribeiro (SDD), Luiz Arruda (PV), Madalena (PSDB) e Pedro Cruz (PSDB) e a assessoria de Pedro Kawai (PSDB).

PREFEITO - A relação do Legislativo com o Executivo também foi citada por Gabriel Ferrato durante a visita à obra no Algodoal. "Estou muito feliz hoje porque todos os vereadores que me apoiam permanentemente na Câmara estão aqui comigo, juntos, acompanhando um trabalho que não é só meu, é deles. Isso é fruto de um trabalho coletivo, meu com os vereadores. Isso é muito importante para o nosso governo."

Gabriel Ferrato lembrou que a execução da obra era um pedido de anos. "A população reivindicava muito essa melhoria, os vereadores da base viviam colocando-a como prioridade e nós a pusemos como prioridade. Este ano fizemos a primeira etapa ––a ideia é continuar esse trabalho––, que já tem sido, para a população, muito importante, porque as águas paravam aqui e havia perigo de dengue."

Aristides Barbosa, que reside numa casa na esquina logo abaixo do córrego, agradeceu ao prefeito e aos vereadores. De acordo com o morador, a vala que está sendo coberta (além dos 180 metros iniciais já feitos, a previsão é de, em mais duas etapas, cobrir cerca de 600 metros restantes) era foco de dengue ––foram, segundo ele, 800 casos na região por causa da procriação do mosquito transmissor da doença nas águas que se acumulavam no canal.

"O Gabriel Ferrato apareceu e tapou esse buraco, que acumulava água. Foram 800 casos de dengue, e agora acabou. Todo mundo, daqui para baixo, sofria com as enchentes e agora todos estão contentes: choveu recentemente e não foi um pingo d'água na casa dos moradores do bairro. Estamos contentes em ver a execução desse serviço, porque não adianta protocolarmos o pedido; outros prefeitos vieram e não fizeram nada. O pessoal até chorou quando viu as máquinas aí, sem saber o que estava acontecendo. Agora acabou a água parada aqui, era um fedor violento", disse Aristides.

Compartilhe no Whatsapp