da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
A Prefeitura de Piracicaba prossegue com a recuperação da Passarela Pênsil. O trabalho de troca de peças e reforço das estruturas é feito preservando as características da construção. Para a execução dos reparos, a Semob (Secretaria Municipal de Obras) teve auxílio do Laboratório de Madeira da USP de São Carlos, que participou do projeto inicial da ponte.
A equipe desenvolveu prospectos de novas peças que são utilizadas pela empresa Bema, para dar mais durabilidade para a ponte. A previsão de término dos trabalhos será no primeiro trimestre de 2014, devido à necessidade de recuperação das peças de ferro do encaixe da estrutura da ponte
A recuperação da passarela contempla a construção de estrutura de proteção da ancoragem dos cabos na extremidade da avenida, semelhante à existente no lado do Engenho, tratamento contra ferrugem e pintura das torres metálicas, recuperação e pintura do guarda corpo, manutenção dos quatro pilares de madeira dispostos no acesso da avenida, substituição de algumas peças de treliças e troca das duas camadas do tabuleiro de madeira. “Optamos por preservar a estrutura da ponte e oferecer uma reforma com durabilidade e segurança, por isso é executado um trabalho praticamente artesanal, mas é uma melhoria necessária.”, afirmou Ribeiro.
A secretária de Ação Cultural, Rosângela Camolese, afirmou que as atividades culturais no Engenho Central são realizadas sem alteração, já que é possível o acesso pela nova passarela, inaugurada em maio. “Temos uma nova passarela além da entrada principal pelo Mirante, e toda a nossa programação acontece normalmente. A recuperação da passarela pênsil é uma necessidade e com o respaldo da USP, queremos oferecer à cidade e aos turistas a recuperação do nosso cartão postal com mais segurança.”
A passarela pênsil foi inaugurada em 15 de dezembro de 1992. Ela tem 72 metros de extensão e sua estrutura é sustentada por cabos de aço e madeiramento. É considerada uma obra de arte da engenharia, cujo projeto inicial foi inspirado no modelo de duas importantes e famosas pontes norte-americana: a Brooklin Bridge de Nova York (NY) e a Golden Gate, de San Francisco (CA), fato que justifica o seu formato. Em 2008 a passagem passou por manutenção, com a troca da madeira desgastada pelo tempo de uso. No ano anterior, foram feitas várias pequenas reformas.