DRS atrasa entrega de medicamentos e prejudica pacientes da Farmácia de Alto Custo

28/11/2013 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

O Núcleo de Assistência Farmacêutica e Outros Insumos (Nafoi) do DRS-X (Departamento Regional de Saúde) de Piracicaba registra atraso na entrega dos medicamentos que são dispensados pela Farmácia de Alto Custo há pelo menos dez dias. A falha tem prejudicado os pacientes que são atendidos no local, que foi municipalizado em agosto para trazer mais agilidade aos usuários.

Segundo a coordenadora da Assistência Farmacêutica de Piracicaba, Milena Abdelnur Ruggiero, as retiradas dos medicamentos no DRS eram programadas para todas as sextas-feiras e apresentaram problema na semana do feriado da Proclamação da República. “Eles informaram que iriam antecipar a entrega para o dia 14 (quinta-feira), mas avisaram de última hora que só fariam isso no dia 18. Isso prejudicou o atendimento na Farmácia de Alto Custo”, disse.

O problema voltou a se repetir na retirada do dia 22 de novembro, quando o DRS informou que a retirada ficaria para esta segunda-feira (25). “Na sexta-feira (22), recebemos um e-mail após o horário de expediente informando que a entrega não seria feita nesta segunda-feira porque eles estavam fazendo um inventário no local e não tinham previsão de normalizar a entrega dos medicamentos”.

Sem previsão da entrega dos medicamentos, o atendimento na Farmácia de Alto Custo ficará prejudicado ao longo de toda esta semana. Diante do problema, o secretário de Saúde, Pedro Mello, enviou ofício à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo solicitando uma solução “o mais rápido possível” para o caso.

No início da tarde desta quarta-feira (27), o DRS afirmou à Secretaria de Saúde que a digitação dos pedidos de medicamentos seria reiniciada o mais rápido possível e as entregas retomadas a partir desta quinta-feira (28).

Compartilhe no Whatsapp