Programa Sempre Sorrindo atende aproximadamente 5500 crianças de 6 a 10 anos

28/11/2013 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Uma parceria entre a Faculdade de Odontologia de Piracicaba e as Secretarias Municipais de Sáude e Educação

Eles são responsáveis por triturar os alimentos antes de ingerirmos. Também fazem toda a diferença quando damos um sorriso. Podem ser pequenos, grandes, brancos como leite ou não tão brancos assim. Na verdade, o que importa mesmo, é manter sempre os dentes saudáveis.

Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Piracicaba e a Faculdade de Odontologia de Piracicaba – FOP/Unicamp - deram início em 2002 ao “Programa Sempre Sorrindo”, que tem a finalidade de promover saúde com procedimentos preventivo-educativos e curativos às patologias já instaladas em crianças de 6 a 10 anos de idade, matriculadas em 10 escolas da periferia de Piracicaba, localizadas em áreas de vulnerabilidade social. O programa já existia desde 1989, mas sem nome definido e com estrutura diferente da atual.

As cirurgiãs-dentistas da Secretaria de Saúde e supervisoras do Programa, Ariana Bellotto e Cristina Lisboa, explicam que o “Sempre Sorrindo” tem ajudado a diminuir as iniquidades sociais em saúde, na medida em que promove o acesso de crianças que necessitam de cuidados em saúde bucal a tratamentos odontológicos de qualidade, independente da disponibilidade financeira, de tempo e de locomoção dos pais ou responsáveis.

O tratamento odontológico curativo (restaurações, extrações, profilaxia, etc.) das crianças das escolas participantes é realizado na clínica do estágio extramuro (Rua Dom Pedro II nº 627- Centro) por alunos do último ano de Odontologia da FOP e por seis cirurgiãs-dentistas na clínica de Odontopediatria da Prefeitura Municipal de Piracicaba. Segundo elas, anualmente, faz-se um levantamento epidemiológico nas 10 escolas contempladas com o Programa, abrangendo cerca de 5500 crianças/ano, para detecção das necessidades de atenção em saúde bucal. Os pais assinam uma autorização no ato da matrícula para que a criança possa se beneficiar de todo tratamento oferecido. “As crianças são classificadas quanto ao risco de cárie e necessidade de tratamento. Todas elas recebem tratamento educativo/ preventivo, escovação supervisionada e um kit de higiene bucal, além das ações de educação em saúde bucal”, informa Cristina.

O Setor de Saúde Escolar da Secretaria de Educação acompanha o trabalho realizado pela FOP/ Unicamp e oferece todo o suporte às escolas e alunos assistidos (monitoras, alimentação, entre outros). A funcionária Rosemeire Bruno faz a supervisão e Luiza Graciano, o monitoramento e agendamento das escolas.  A coordenadora do Setor, Sueli de Araújo Pereira, conta que no ano que vem mais uma escola entrará para o Programa: a EMEF. Francisco Correa localizada no Jardim São Paulo e que também pertence a uma área de vulnerabilidade social.

Para a professora Angela Jorge Corrêa, Secretária de Educação, inúmeros benefícios poderiam ser citados para enaltecer a parceria com a Faculdade de Odontologia de Piracicaba; promover a saúde bucal e fazer com que as crianças passem adiante todo o conhecimento aprendido são dois deles. “Como Secretária de Educação não tenho dúvidas de que a iniciativa da FOP tem contrubuído para melhorar a educação dessas crianças, uma vez que tem havido disciplina, organização e conhecimento por parte dos alunos da rede”, afirma.

A aluna da E.M. Manoel Rodrigues Lourenço, no Pau Queimado, Rebeca de Campos, de 7 anos, conta que precisou tirar três dentinhos. Ela disse que em nenhum momento sentiu medo, pelo contrário, foi muito corajosa. Depois que começou a fazer parte do Programa, Rebeca passou a escovar os dentes três vezes ao dia, pelo menos, e da maneira correta.

Emerson Thiago, de 6 anos, da E.M. João Otávio de Mello Ferraciú,  estava com cárie e,  também passou pelo tratamento. Quando questinado se o lanchinho servido após as consultas era bom, mais que depressa Emerson citou: “Uma delícia. ”. O transporte e o lanche são fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação. Os alimentos trazidos ela merenda são supervisionados por Lucinara Araújo.

Prevenção - A parte preventiva - escovações e fluorterapias - é realizada pelos dentistas das Unidades de Sáude da Família – USF’s próximas às escolas assistidas e por graduandos da FOP. Os alunos da graduação ainda realizam um teatro nas escolas com o intuito de estimular as crianças quanto à higiene bucal.

Dentro do programa preventivo são realizadas ações dentro das escolas participantes de acordo com a classificação de risco das crianças, segundo critérios da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. “Os pais das crianças assistidas pelo programa recebem orientações sobre o tratamento oferecido e sobre como promover a saúde e higiene bucal de seus filhos, através de palestras ministradas pelas supervisoras do estágio junto às reuniões de pais”, esclareceu a cirugiã-dentista Cristina Lisboa.

Pré-atendimento - As crianças com necessidade de tratamento curativo são transportadas da escola para o local de atendimento, por meio de um ônibus cedido pela Secretaria Municipal de Educação e acompanhadas por monitoras das escolas participantes.

Os alunos  aguardam o tratamento em uma sala, anexa à clínica, que conta com uma monitora cedida pela Saúde do Escolar da Secretaria de Educação que os recebe e orienta na dinâmica do atendimento. As crianças desenvolvem atividades educativas até a hora do tratamento, em seguida, recebem um lanche e retornam para suas escolas, depois de escovarem os dentes, é claro!

O Programa conta ainda com o apoio da Clínica de Odontopediatria da Prefeitura Municipal, situada no mesmo prédio no atendimento das crianças e também atende alunos de cinco creches filantrópicas (Ada Dedini, Lar Escola, AMAS, Branca de Azevedo, Cesac e três escolas rurais da rede municipal (E.M. Profº Alberto Tomazzi,  E.M. Profº Manoel Rodrigues Lourenço e E.M. João Perin). Ações de maior complexidade são realizadas no CEO II (Centro de Especialidade Odontológica) anexo às clínicas, nas especialidades de endodontia, periodontia e cirurgia, que também é referência das USFs.

Escolas comtempladas pelo “Programa Sempre Sorrindo”

E.M. Professor André Franco Montoro

E.M. Professor Benedito de Andrade

E.M. João Otávio de Mello Ferraciu

E.M. Wilson Guidotti

E.M. Professsor Thales Castanho de Andrade

E.M. Professor Taufic Dumit

E.M. Francisco de Almeida Kronka

E.M. Jose Pousa de Toledo

E.M. Professora Olivia Capranico

E.M. Antônio Rodrigues Domingues

 
Compartilhe no Whatsapp