da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
A Semana Municipal de Prevenção às DST/Aids tem início nesta terça-feira (26) e contará com uma programação que irá envolver ações educativas, mesas redondas e a tradicional Caminhada da Solidariedade.
Realizada para lembrar o Dia Mundial da Luta contra a Aids, comemorado em 1º de dezembro, a semana completa 20 anos em 2013 e foi lançada oficialmente na tarde desta segunda-feira (25) no gabinete do prefeito Gabriel Ferrato.
O evento de abertura contou com a esquete “Inhá Borrachuda”, apresentada pelo grupo de teatro da ONG Casvi (Centro de Apoio e Solidariedade à Vida). O prefeito Gabriel Ferrato destacou a importância do envolvimento da sociedade na prevenção à Aids. “Apesar de ser difícil de se enfrentar quando a doença se instala, o Brasil é diferenciado porque oferece todas as condições, não só no aspecto da prevenção, como no tratamento, e Piracicaba é um dos municípios do país que tem tratado essa questão com muita competência. É fundamental esse engajamento da sociedade civil organizada e fico muito feliz em ver o trabalho desenvolvido aqui pelo Cedic com o apoio das ONGs”, disse.
Para o secretário de Saúde, Pedro Mello, o trabalho de prevenção que é feito ao longo de todo o ano é essencial. “Temos a semana para lembrar pontualmente do vírus e da doença, mas o trabalho de conscientização deve ser constante e é muito importante essa parceria das ONGs para levar conhecimento e informação à população”.
Além do prefeito e do secretário, participaram do evento representantes do Cedic (Centro de Doenças Infectocontagiosas) da Secretaria Municipal de Saúde, Casvi, Caphiv (Centro de Apoio aos Portadores do Vírus do HIV), Grupo E-Jovem e Adolescentes Gays, Lésbicas e Aliados de Piracicaba, Diretoria Regional de Ensino, Sindicato da Alimentação e Conespi.
A programação da 20ª Semana Municipal de Prevenção às DST/Aids nesta terça-feira (26) contará com a mesa redonda “Racismo e Saúde – O que eu tenho a ver com isso?”, que será realizada a partir das 14h no Anfiteatro do Centro Cívico.
Na quarta-feira (27), às 14h30, a mesa redonda sobre materiais perfurocortantes, promoção e prevenção às DST/Aids e redução de danos será realizada na sede do Siemaco (Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação e Trabalhadores na Limpeza Urbana e Áreas Verdes de Piracicaba e Região).
TERMINAIS
Na sexta-feira (29), o Cedic realiza ações educativas e distribuição de preservativos das 16h30 às 19h nos terminais de ônibus do Centro, Pauliceia e Vila Sônia.
O ponto alto da semana será no sábado (30), quando será realizada a Caminhada da Solidariedade e um ato público em memória aos piracicabanos que morreram de Aids. A concentração da caminhada será às 8h30 no bolsão de estacionamento do Mercado Municipal e o trajeto segue até a Praça José Bonifácio, onde serão realizados ação educativa, a esquete “Inhá Borrachuda” e o ato público.
FIQUE SABENDO
O Cedic funcionará em esquema de plantão ao longo desta semana oferecendo o teste rápido de Aids. A ação integra o programa Fique Sabendo, do governo federal. As pessoas interessadas em fazer o teste podem procurar a unidade das 8h às 19h até a sexta-feira (29).
Nas unidades da Atenção Básica (UBSs, PSFs e CRABs), o teste também poderá ser feito nos horários de coleta de cada unidade.