da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
O Serviço Municipal de Água e Esgoto (SEMAE), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, substituirá cerca de 400 torneiras de escolas municipais para atender a mais de 3 mil alunos. O investimento é de aproximadamente R$ 70 mil na primeira etapa. A ação faz parte do programa de redução de perdas e uso sustentável desenvolvido pela autarquia.
Engenheiros do SEMAE estudaram o consumo de 152 unidades da Secretaria de Educação. Do total, 10 foram selecionadas, as quais, juntas, representam 18% de todo o consumo. A substituição será realizada em três etapas. Na primeira, as unidades escolares estão localizadas nos bairros Parque Orlanda (duas), Cecap (duas), Castelinho, Morumbi, Ártemis, Santa Rosa, Parque Piracicaba e Vila Cristina.
As torneiras de fechamento automático possuem registro regulador de vazão. Estima-se economizar, no mínimo, 15%, que representa cerca de R$ 6 mil/mês, podendo chegar a até 70% de economia. O programa de redução de perdas faz parte do projeto Uso Sustentável de Água que o SEMAE desenvolve no município de Piracicaba e abrange outros programas como substituição do encanamento, otimização do tratamento e distribuição de água.
O investimento está contemplado no orçamento de 2013. As demais etapas serão realizadas em 2014. Na segunda etapa, 17 unidades serão atendidas; e na terceira, a previsão de troca é em 21 escolas. As três etapas (48 escolas) correspondem a 60% do consumo total.
De acordo com Vlamir Schiavuzzo, presidente do SEMAE, a substituição das torneiras é de extrema importância. “Além de economizarmos financeiramente, diminuiremos o consumo da água. O papel da Secretaria de Educação será fundamental no processo de conscientização de economia junto às crianças”, declarou Vlamir.
Segundo Ângela Côrrea, secretária municipal de Educação, “essa parceria com o SEMAE é de grande relevância pela economia que será gerada de um recurso vital como é a água e, simultaneamente, pela ação educativa junto aos nossos alunos. Com a instalação dessas torneiras, o SEMAE está contribuindo com o processo de formação e educação das crianças, dando exemplo concreto para a preservação dos recursos naturais, complementando a ação pedagógica que já é desenvolvida pelas escolas municipais”.