Campanha Estacionamento Solidário ocorre amanhã

13/11/2013 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

A Hora Park, empresa que administra os serviços de zona azul digital em Piracicaba, realiza amanhã (14) o Dia do Estacionamento Solidário, quando toda renda obtida pelo sistema será doada à Fundação Jaime Pereira (Funjape), que atua na assistência social a portadores de câncer. Estima-se uma arrecadação entre R$ 15 a 20 mil, que será utilizada para reduzir a fila de pacientes do SUS que aguardam por mamografia. A renda é suficiente para realizar cerca de 500 exames. A campanha é realizada em parceria com a Prefeitura de Piracicaba, Fundo Social de Solidariedade (Fussp) e Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran).

De acordo com o prefeito Gabriel Ferrato, a meta do governo é eliminar a fila de espera por exames de mama – em torno de 2.600 – até março do ano que vem. “Toda iniciativa nesse sentido é bem-vinda”. Segundo ele, o SUS consegue atender, na mesma semana, todas as demandas médicas consideradas urgentes. E as cirurgias são realizadas no mesmo mês da solicitação. “No entanto, ainda temos esse déficit que precisa ser superado para que o sistema volte a operar dentro do seu fluxo normal”, explicou.

A entidade para a doação foi escolhida pelo prefeito Gabriel Ferrato e pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Selma Ferrato. Com o valor arrecadado, a Funjape custeará os exames de mamografia que fazem parte do programa Toque da Vida. A iniciativa é focada no diagnóstico precoce da doença e estabelece a humanização do tratamento oncológico nas mulheres.
       
“A campanha tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da solidariedade e, muito mais do que a questão financeira, divulgar o trabalho das instituições e mobilizar a população para apoiar as iniciativas destas reconhecidas entidades”, afirmou Adélcio Antonini, diretor da Hora Park.

A equipe da Zona Azul Digital, com o objetivo de reforçar a campanha, utilizará camisetas do Dia do Estacionamento Solidário e distribuirá folhetos com informações sobre a iniciativa desse dia especial.

A campanha integra o programa de responsabilidade socioambiental da Hora Park, que realiza diversos trabalhos sociais nas cidades em que atua. Os recursos doados não são apenas aqueles colocados no parquímetros, como também toda a renda do dia, captado por todo o sistema virtual. “Temos a expectativa que as pessoas, sabendo da seriedade e da transparência da campanha, usem os parquímetros como um cofrinho e façam doações adicionais”, disse Adélcio.

Sobre a Funjape – A Fundação Jaime Pereira atua em Piracicaba há 11 anos e presta assistência social aos portadores de câncer de todas as idades. A entidade conta 130 pacientes beneficiados de diversas maneiras como transporte de crianças e adolescentes ao Hospital Boldrini e Unicamp, medicações (não encontradas na rede pública), complementos alimentares, nutricionista, atendimento psicológico, reiki (terapia), palestras e campanhas preventivas, além de assistência jurídica, cestas básicas e leite, fraldas geriátricas e festas em datas comemorativas (Dia das Crianças e Natal).

A maioria dos beneficiados possui renda entre um e três salários mínimos. De todos os casos encaminhados para a Fundação, 95% são por meio de profissionais da área de saúde, como postos de saúde e centros de oncologia – Cecan – Santa Casa e Ceon – Hospital Fornecedores de Cana, além dos pacientes que residem em cidades vizinhas como Rio das Pedras, Capivari, Elias Fausto e São Pedro.

O trabalho da entidade pode ser conhecido pelo site www.funjape.org.br
       
Sobre a Zona Azul Digital de Piracicaba – O sistema de Zona Azul Digital funciona na cidade desde dezembro de 2011, com total de 4.445 vagas, das quais 3.461 são pagas (180 destinadas a idosos) e 984 gratuitas, que são destinadas a pessoas com deficiência (92), motociclistas (845), zona branca (33) e caminhão de carro forte (14). São 182 parquímetros, localizados na região central e nos bairros Paulista, Bairro Alto, Santa Teresinha e Vila Rezende.

Desde maio de 2013, a cidade conta com uma das mais modernas formas de pagamento da Zona Azul, pelo sistema Vaga Inteligente (www.vagainteligente.com.br), em que o usuário pode adquirir créditos pela internet para utilização das vagas do estacionamento rotativo, com pagamento por cartão de débito ou crédito e habilitando as horas de estacionamento por telefone, internet e SMS. Essa nova opção possibilita, além da compra, o controle dos créditos no momento e local que quiser via internet. O aplicativo Vaga Inteligente para smartphone é gratuito e está disponível na Apple Store e, em breve, também para o sistema Android e Windows Phone.

Recentemente, grandes capitais como Los Angeles e Nova Iorque também ofereceram aos motoristas a opção de pagamento da Zona Azul pelo celular. Em Paris, por exemplo, terá um serviço semelhante somente a partir do ano que vem.

Compartilhe no Whatsapp