da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
O elevador turístico “Alto do Mirante”, construído na ponte “Caio Tabajara Esteves de Lima”, ao lado do Parque do Mirante, será entregue para a população hoje (7), às 20 horas, em solenidade de abertura, tornando-se mais um atrativo de Piracicaba e região.
No evento também será denominada a área que compreende os espaços inferiores do mirante. O espaço receberá o nome de José Antônio Longo, um rio-pedrense que a vida toda foi apaixonado pelo rio Piracicaba.
O horário de funcionamento do elevador turístico será as sextas-feiras, sábados, domingos e feriados, das 11 às 19 horas. No horário de verão, período do Natal ou outras datas festivas, o local poderá funcionar em horários alternativos, com prévia autorização da Secretaria Municipal de Turismo.
O valor do ingresso de visitação é R$2,00, sendo que a MKTT, empresa administradora do equipamento turístico, fará um repasse mensal de 3% do faturamento para o Fundo Municipal de Turismo – Fumtur, para ser reinvestido na infraestrutura turística da cidade. As sextas-feiras, o acesso é gratuito para toda a população, exceto quando for feriado.
Mirante Alto e Mirante Baixo – O Mirante Alto (mirante localizado no topo do elevador, a 24 metros de altura) recebeu fechamento com vidro e gradil metálico e comporta até 200 pessoas. O acesso será pelo elevador turístico, que tem capacidade para 11 pessoas, ou pela escada metálica de segurança.
No Mirante Baixo, área que compreende os espaços inferiores do mirante, denominada José Antônio Longo, ficará o Café do Mirante e um espaço cultural, com mesas, cadeiras, livros e revistas, para que as pessoas possam desfrutar de momentos agradáveis, podendo contemplar por mais tempo a bela vista do rio Piracicaba.
"Estamos montando um espaço cultural, cujo objetivo é não somente vender o produto, mas que as pessoas venham e tenham opções. Montamos o espaço de leitura para atender e incentivar as pessoas a ‘saborearem’ um livro ou uma revista ao lado do rio. Queremos resgatar o prazer e a inspiração das pessoas, proporcionando um lugar de reabastecimento de energia boa, de fluidos positivos. Quando saímos do Brasil, encontramos muitos cantinhos assim, e precisamos prestigiá-los também aqui, por que eles existem aos montes. O ‘Alto do Mirante’ será um deles", afirmou Babi Figueiredo, proprietária da empresa MKTT, que administra o espaço turístico.
O Café do Mirante também terá um cardápio variado, com lanche natural, salgados, pão na chapa, minipamonha, bolo de milho, saladas com grelhado para almoço, máquina de açaí ferozes (produto exclusivo do café), suco natural, café, pingado, sorvetes variados – inclusive de milho –, guloseimas, refrigerantes entre outros.
A MKTT também pretende implantar projetos socioambientais para crianças no local. Um deles é o incentivo ao folclore local, por meio de contadores de histórias, que serão oportunamente divulgados na mídia com calendário mensal.
“Estamos cercados pelo rio que corta nossa cidade e que dispõe de características ímpares. Trabalharemos nosso espaço com palestras e projetos ambientais, monitorados pelo professor mestre Isac Batista, biólogo especializado em educação ambiental, em parceria com outros projetos da Prefeitura”, completou Babi.
Além disso, o espaço contará com a TV Mirante, um espaço publicitário e informativo para comerciantes e população, que iniciará suas atividades junto com a inauguração do elevador.
Sobre a concessão do equipamento turístico – A Comissão de Licitação para a exploração dos serviços turísticos na Ponte do Mirante – Alto do Mirante aprovou a MKTT, nome fantasia da empresa P.C. de Figueiredo Eireli, para fazer uso e administrar o espaço que compreende o elevador panorâmico “Alto do Mirante”, os sanitários, o depósito e a lanchonete, pelos próximos cinco anos (60 meses), prorrogáveis por mais cinco anos.
A aprovação da empresa no processo licitatório foi publicada no Diário Oficial do dia 27 de setembro de 2013; o processo foi encaminhado para homologação do prefeito Gabriel Ferrato e elaboração do contrato de exploração do elevador turístico. De acordo com os prazos legais, após a assinatura do contrato, a empresa vencedora teve ainda um prazo de 30 dias para contratar funcionários e fazer toda a implantação dos equipamentos, para que pudesse iniciar seu funcionamento.
A responsabilidade da MKTT é de administrar o espaço e garantir o funcionamento de acordo com as regras estabelecidas no edital de concessão, e a responsabilidade da Secretaria Municipal de Turismo é de fiscalizar o funcionamento do equipamento turístico.
Sobre José Antônio Longo – Nascido em Rio das Pedras, em 28 de junho de 1941, filho de João Longo e de Olivia Duca Longo, ainda criança veio a residir na cidade de Piracicaba. Foi casado durante 23 anos com Antônia Fusatto Longo, com quem teve duas filhas piracicabanas: Silvana Raquel Longo e Vanete Aparecida Longo, ambas residentes na cidade. Sua vida profissional iniciou-se na Cia. Industrial e Agrícola Boyes, conhecida como Fábrica Boyes. Na empresa, sua primeira função foi de faxineiro, vindo a se aposentar no cargo de gerente de sessão e produção após 30 anos de trabalho. Seu principal hobby no horário de almoço era se sentar às margens do rio Piracicaba. Enquanto tocava violão para as suas filhas, observava as belezas do Mirante, de onde vinha a inspiração para compor melodias que homenageavam a cidade que o adotou como filho. Residiu desde 1962 a 2006 no bairro Vila Rezende, onde faleceu aos 65 anos de idade.