da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
Aos 88 anos e dona de uma das vozes mais ouvidas e reconhecidas em todo o Brasil, Inezita Barroso chega na sexta-feira, 08/11, ao Engenho Central, para uma verdadeira noite de gala. A cantora apresenta, a partir das 18h, o show “Trajetória”. Na oportunidade serão lançados ainda três importantes registros: o DVD do show realizado em maio no mesmo teatro; o documentário “Inezita Barroso: A Voz e a Viola”, produzido pela USP (Universidade de São Paulo); e o livro “A História de Uma Brasileira”, escrito por Arley Pereira. Os ingressos para o show custam R$ 10,00.
Inezita se apresentará acompanhada do Regional do Tico-Tico, composto por Joãozinho e Rafael Schimidt (violão), Felipe Viola (viola), Leandro Madeira (baixo), Escurinho e Kadu Fernandes (percussão) e Marinho do Acordeon (acordeom). O grupo acompanha as excursões de Inezita por todo o Brasil, além de participar do programa Viola Minha Viola, na TV Cultura, há mais de dez anos. O show ainda conta com participações especiais de João Leite (berrante) e Júlia Simões e Daércio Neto (fala).
A carreira profissional de Inezita Barroso começou em 1950 em um programa de auditório na Rádio Clube de Recife, onde conheceu Capiba, que fez a música para Ismália, de Alphonsus de Guimaraens, interpretada pela cantora. O show ainda conta com sambas de Billy Blanco e Paulo Vanzolini, que frequentavam a casa de Inezita em encontros nos fins de semana. Na voz da intérprete, letras de Marcelo Tupinambá, Valdemar Henrique, Hekel Tavares e Barbosa Lessa foram eternizadas e são apresentadas também durante o espetáculo.
A realização é da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, com apoio da Prefeitura Municipal de Piracicaba por meio da Secretaria da Ação Cultural.
LIVRO – Da menina prodígio que cantava e tocava violão em salões da sociedade paulista desde os sete anos, até a apresentadora do cultuado programa Viola, Minha Viola, na TV Cultura, muita coisa aconteceu na vida e na carreira de Inezita Barroso. Esta biografia, nascida da amizade entre o jornalista Arley Pereira (1935-2007) e a cantora, e último trabalho realizado pelo autor, traz aos leitores o calor de uma boa conversa, recheada dos “causos” e memórias contados de forma sempre espirituosa por Inezita.
Além disso, o livro “A História de Uma Barsileira” contou com uma abrangente pesquisa que resultou nas mais de cem imagens reproduzidas, muitas delas inéditas, e em uma discografia completa desta grande intérprete e divulgadora da nossa cultura popular.
Programa do show
Canção do Expedicionário (Guilherme de Almeida – Spártaco Rossi)
Ismália (Alphonsus de Guimaraens – Capiba)
Ronda (Paulo Vanzolini)
Moleque Vardemá (Billy Branco)
Canção Marinha (Marcelo Tupinambá – Mário de Andrade)
Tambatajá (Valdemar Henrique)
Leilão (Hekel Tavares – Joraci Camargo)
Rancheira de Carreirinha (Barbosa Lessa)
O Canto do Mar (José Mauro de Vasconcelos – Guerra Peixe)
Prece a São Benedito (Hervé Cordovil)
O Carro Tombou (Edvina de Andrade)
Festa do Congado (Juraci Silveira)
Chão de Estrelas (Orestes Barbosa – Sílvio Caldas)
História Triste de uma Praieira (Adelmar Tavares – Stefana de Macedo)
O Berrante de Madalena (Faísca)
Moda da Pinga (Ochelcis Laureano)
Piracicaba (Nilton Melo)
Lampião de Gás (Zica Bergami)