da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
O tema da Diversidade foi o principal assunto discutido com os alunos da Escola Municipal Prof. Renato Passeri durante todo o ano por meio de atividades que envolveram respeito ao próximo e a amizade. Entretanto, no mês de outubro, através do projeto Meu Corpo, Minha Casa, a professora Natalia Oliveira De Carvalho planejou atividades mais direcionadas a esse tema para a turma do Jardim I integral, com o objetivo de enfatizar a diversidade em seu aspecto positivo, considerando as diferenças físicas e ideológicas.
“As crianças, nesse mês, realizaram atividades que envolveram as diferenças entre os amigos da escola, entre as crianças com necessidades especiais e mesmo em relação à família e amigos”, explica a diretora Joyce Guimarães. Para valorizar ainda mais esse trabalho, as crianças receberam no dia 17 de Outubro, no período da tarde, a visita da pedagoga Rosana Davanzo, uma deficiente visual, que conversou com as crianças sobre sua vida escolar, as amizades que construiu, além de compartilhar os materiais que a auxiliam no cotidiano, como a bengala e a escrita em Braille.
Então sua professora auxiliar, a professora Daiana Maria de Oliveira Christofoletti, compartilhou a rotina de Marcos, já que ele está em processo de desenvolvimento da fala, esclarecendo as dúvidas das crianças e enfatizando que a diferença dele também não o limita para que faça as coisas que todas as crianças gostam de fazer”, esclarece a diretora.