da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
Maior parte das proposituras é voltada para a área de trânsito e transportes.
Durante reunião ordinária nesta segunda-feira, 21, 16 requerimentos da vereadora Madalena (PSDB) foram aprovados. A maior parte das proposituras é voltada para a área de trânsito e transportes.
Duas das proposituras da vereadora Madalena pedem informações sobre constante afundamento de asfalto nas regiões do Monte Rey II e Jaraguá.
Nos requerimentos 1185/13 e 1186/13, a parlamentar afirma que moradores das avenidas Euclides Figueiredo e Jaime Pereira questionam se o material usado na manutenção das vias é o mais adequado. A população também quer saber quais são os motivos que tornam o asfalto cada vez mais precário.
Após os relatos, Madalena solicita que o Executivo estude a situação e estabeleça prazos para a realização das obras necessárias.
Madalena também solicita a instalação de redutores de velocidade nos bairros Mario Dedini, Nova Piracicaba e Santa Fé II.
No Mário Dedini, além do redutor de velocidade, foi solicitada a instalação de faixa de pedestres na rua Olga Pagoto Santiago, em frente ao Varejão Municipal.
Já no Nova Piracicaba, Madalena quer que o redutor de velocidade seja instalado na rua dos Maçons. De acordo com o requerimento 1192/13, os moradores solicitam o serviço próximo aos números 659 ou 694 da via pública.
Nos requerimentos 1190/13 e 1191/13, a parlamentar solicita construção de lombada e instalação de faixa de pedestres no bairro Santa Fé II.
De acordo com Madalena, o redutor de velocidade na rua Poços de Caldas se faz necessário pois “a rua tem grande fluxo de veículos e os motoristas trafegam em alta velocidade, causando perigo aos pedestres, além do grande risco de acidentes”.
Na rua Carlos Chagas, além do redutor, Madalena pede a instalação de faixa de pedestres, próximo a casa de número 146.
A instalação de semáforo e a modificação em linhas e em pontos de ônibus também foram solicitadas por Madalena. No texto do requerimento 1189/13, a parlamentar questiona o Executivo sobre a possibilidade de as proximidades do terminal de ônibus do bairro São Jorge, entre a rua Conchas e a avenida Antonio Mendes de Barros Filhos, contar com um semáforo para amenizar a dificuldade de tráfego do local.
Já no requerimento 1197/13, Madalena solicita informações e cobra ações da Prefeitura de Piracicabas para evitar atrasos nos horários dos ônibus da linha 240/250 na rota Cecap/Centro. Usuários relataram a vereadora que, com o freqüente atraso, os motoristas aumentam a velocidade para cumprir o horário, colocando em risco a segurança dos passageiros.
A partir de reclamações de um morador da rua Pedro Moraes Cavalcanti, no bairro Tatuapé II, Madalena cobra do Executivo a alteração do ponto de ônibus do local, que fica próximo a garagem do morador. “Em alguns horários os condutores dos ônibus estacionam por algum tempo, mantendo o veículo ligado, aguardando o início para outra volta, o que prejudica a rotina da família que ali reside.”
Na área de infraestrutura para a melhora do trânsito, Madalena questiona qual é a possibilidade de o Executivo alargar a ponte já existente na rua Olivério Porta, esquina com a rua Altino Arantes, no bairro Parque Orlanda. No texto do requerimento 1196/13, a vereadora sugere ainda a construção de uma nova ponte ou rotatória párea amenizar o fluxo de trânsito do local.
Para garantir a tranqüilidade dos moradores dos bairros Santa Fé I e Santa Fé II, que transitam pela passarela que divide a região, Madalena cobra urgência para a instalação de mais postes de iluminação.
No requerimento 1200/13, a vereadora pede informações sobre a possibilidade de construção de praça pública na área verde localizada na rua Militão Prates Ferreira, esquina com a rua Luiz Delfine, no bairro Javari I. Entre os itens a serem instalados na praça, Madalena destaca iluminação, playground, bancos, calçada para caminhada e área para prática de esportes. “o local está com muito lixo, entulho e galhos de árvores”, justifica.
Na área de infraestrutura, Madalena quer informações da Prefeitura de Piracicaba sobre área abandonada no distrito de Ártemis, onde funcionava o antigo Clubim. De acordo com a parlamentar, o local está com o mato alto, servindo de abrigo para usuários de drogas. Além disso, há o agravante de a área ficar no fundo da escola municipal Deolinda Elias Cenedese, o que pode levar animais peçonhentos que se instalam no mato alto até a instituição de ensino. Para que a situação seja resolvida, Madalena sugere que o Executivo utilize o antigo Clubim para a construção de uma creche, já que 55 crianças estão na fila de espera e não são atendidas devido à falta de espaço físico da escola.
Ainda em Ártemis, a vereadora cobra a construção de uma rampa de skate no distrito, pois os praticantes do esporte precisam se deslocar até a pista da Rua do Porto.
Para sanar o mau cheiro do córrego existe no cruzamento da Avenida Alberto Vollet Sachs com rua Santa Catarina, no Bairro Água Branca, Madalena cobra do Executivo estudos técnicos de desobstrução e desassoreamento do córrego.
Sobre políticas públicas de inclusão social, Madalena questiona se a Prefeitura possui programas para a promoção dos direitos dos povos e comunidades tradicionais, como os Quilombolas, Ciganos, Indígenas e oriundos de Matrizes Africanas. No requerimento 1183/2013, a vereadora cita o Decreto Federal n° 6.040, que institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais.