A Educativa FM é contracultura, defende o prefeito Gabriel Ferrato
21/10/2013 - Piracicaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
Iniciativa do vereador Ronaldo Moschini (PPS), a rádio foi homenageada pelos 25 anos na noite de sexta-feira, 18. Em uma realidade de mercado onde as programações das rádios comerciais são muito parecidas, a Rádio Educativa FM (105,9) exerce “papel de contracultura”. Assim definiu o prefeito Gabriel Ferrato (PSDB) sobre a importância do veículo de comunicação da Prefeitura Municipal, que, nesta sexta-feira à noite, 18, recebeu homenagem da Câmara de Vereadores de Piracicaba, em iniciativa do vereador Ronaldo Moschini (PPS). “Em economia, a gente diz que tudo o que é ‘mono’, como monocultura, não é benéfico, assim é importante quebrar esta ‘monoideia’”, acrescentou o chefe do Executivo.
A Rádio Educativa FM comemora 25 anos – foi fundada em 1988, durante o governo do ex-prefeito Adilson Maluf – mantendo ampla variedade de programas musicais, jornalísticos, literários, entre outros que focam na divulgação de Piracicaba. “Precisamos lembrar de Schmidt de Andrade e Jamil Netto, os quais foram os pioneiros na criação da rádio e contaram com o apoio do ex-prefeito Adilson Maluf”, destacou Ronaldo Moschini.
A solenidade foi acompanhada por diversas autoridades, como o vice-prefeito João Chaddad, os vereadores João Manoel dos Santos (PTB), presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba; Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), Paulo Camolesi (PV) e Pedro Cruz (PSDB), líder da bancada do PSDB. Estiveram ainda Silas Romualdo (comandante da Guarda Civil), Marcos Silva (representando a secretária de Educação, Angela Correa), Cláudio Bini (procurador-geral), Eliete Secamilli (Desenvolvimento Social), Luiz Ballaminut (Administração) e Tarcísio Mascarim (Desenvolvimento Economico).
Para João Manoel, a importância da rádio Educativa FM está na capacidade de divulgar as realizações da administração municipal, de maneira bastante democrática e ter se tornado a “rádio do piracicabano”. “Não há como falar de rádio em Piracicaba sem citar a Educativa FM e o Bom Dia, Cidade”, disse João Manoel, destacando o programa matinal apresentado por Xilmar Ulisses, um dos principais da emissora.
Jacqueline Santana, diretora-presidente da Educativa FM, destacou que, em 10 meses no comando da rádio, conseguiu desenvolver alguns projetos, “como os programas ‘Além da Lenda’, ‘É Rock’ e "Amigos da Viola"”, mas Jacqueline salientou a importância de “todos que vieram antes e, cada um a sua maneira, contribuiu para a construção da imagem e da programação”, disse. Ela também destacou a dedicação da equipe de funcionários e colaboradores da Educativa FM, “o que torna tudo mais fácil, porque eles são bastante empenhados”, disse.
A solenidade contou com a apresentação do músico Luiz Fernando Dutra, acompanhado da pianista Maria Luiza Zani. Eles executaram as músicas “Primavera Porteña” (Astor Piazzolla), “Czardas” (Benedito Dutra) e “Como é grande o meu amor por você” (Roberto Carlos). Foram entregues homenagens aos ex-diretores da Educativa FM e a todos os funcionários e colaboradores da rádio.