da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
José Lopes, autor da iniciativa, apresentou nova redação à lei completar 221, de 2008
A ampliação da Semana Municipal Antidrogas para as unidades básicas de saúde é o que prevê o projeto de lei complementar 11/2013, aprovado na reunião ordinária de segunda-feira (14), de autoria do vereador José Benedito Lopes (PDT).
Até então, o artigo 184 da lei complementar 221/2008 estabelecia que a Semana Antidrogas, realizada em Piracicaba nos meses de julho, deveria ser desenvolvida, prioritariamente, nas escolas.
Lopes solicitou a alteração por entender que o consumo de crack tem sido cada vez maior na cidade e que, apesar dos enfrentamentos dos governos, a forma mais inteligente do combate é a promoção, orientação e capacitação dos jovens.
Por lei, a Semana Municipal Antidrogas é realizada de 20 a 26 de julho, período que corresponde com o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico de Drogas, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU), e com o decreto presidencial que instituiu o dia 26 de julho como o Dia Nacional Antidrogas.
Nesse período, acontecem atividades relativas ao tema, com o objetivo de conscientizar e instrumentalizar a população para o combate ao uso e ao tráfico de drogas.