da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
Inserção da ética e da moral como uma disciplina na grade curricular das escolas foi discutida durante visita de Hisato Fushiki ao gabinete do vereador, nesta segunda.
A inserção da ética e da moral como uma disciplina na grade curricular das escolas foi discutida durante a visita de Hisato Fushiki, diretor de Planejamento Educacional da Associação Rinri do Japão, ao gabinete do vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), na manhã desta segunda-feira (7).
O encontrou contou com a presença do vereador Pedro Kawai (PSDB), de Kyotaka Sugo e Akiyo Sugo, respectivamente presidente e secretária da Associação no Brasil, e de Carlos Tadeu Furquim, diretor de Divulgação do núcleo do Rinri em Piracicaba.
Fushiki, que está no país para apresentar um ciclo de palestras sobre ética, falou sobre a defesa que o Rinri faz no Japão pela volta do ensino do tema nas escolas, já que a prática foi abolida após a Segunda Guerra Mundial. Capitão Gomes ressaltou que levar a discussão sobre ética a crianças e jovens em idade escolar é uma necessidade também no Brasil.
"O afastamento da educação cívica derrota um país. Como militar, não consigo entender como um governo como o nosso deixou de lado isso. E a situação está cada vez pior", afirmou o vereador, que encara a consciência cívica e a ética como questões de soberania nacional. "É valorizando as pequenas coisas que um povo começar a crescer. Como político e militar de carreira, fico muito preocupado com o futuro do país."
Capitão Gomes sugeriu apelar a deputados federais para que a disciplina de Ética e Moral passe a ser incluída na grade curricular das escolas brasileiras. "Se o Japão precisa disso, precisamos muito mais", acrescentou o vereador.
O núcleo de Piracicaba da Associação Rinri no Brasil promove na noite desta segunda-feira (7) o lançamento da 14ª Semana de Ética de Piracicaba, em parceria com os Rotarys Clubs locais. A abertura terá a palestra "Ética pura: transformando vidas", com Hisato Fushiki, a partir das 19h30, no anfiteatro do Centro Cívico da Prefeitura.
SAIBA MAIS - O Rinri, que em japonês significa "ética", tem como objetivos o estudo, a prática e a divulgação da ética plena, baseando-se em "um conjunto de regras de vida que podem ser verificadas imediatamente como corretas por meio de sua prática".
O instituto foi fundado no Japão em 25 de julho de 1949, por Toshio Maruyama. No Brasil, possui núcleos em São Paulo, Americana e Piracicaba, cuja sede está instalada na rua Prudente de Moraes, 454.
Fazem parte dos 17 pontos pregados pelo Rinri considerar o trabalho a maior das bênçãos, respeitar e valorizar a si mesmo para, então, poder valorizar o outro, e acreditar que a fé conduz ao sucesso, enquanto o medo e a dúvida levam ao fracasso.
O movimento ainda encara o "kunan" (que, em japonês, significa acontecimento grave, desastre, sofrimento ou doença grave) como a porta de entrada para a felicidade e que marido e mulher são um par de espelhos.