da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
Parlamentar pede mapeamento de regiões habitadas pela comunidade negra.
O vereador Matheus Erler (PSC) questiona o Executivo sobre quais políticas públicas e sociais adotadas em Piracicaba têm se destinado diretamente a diminuir a exclusão social sofrida pela comunidade negra.
"Apesar de avanços pontuais, Piracicaba ainda está longe de oferecer políticas efetivas de combate ao racismo. Exemplo disso são os tristes eventos de crime de ódio ocorridos nos últimos dias, inclusive contra vereadores do município", argumenta Matheus Erler, na justificativa do requerimento 1.072/2013, aprovado na reunião ordinária desta quinta-feira (3).
O parlamentar entende que o Executivo deve realizar estudos para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à diminuição do preconceito e da exclusão social.
No documento aprovado pela Câmara, o vereador quer saber quais são as regiões, microrregiões e bairros onde estão concentrados os núcleos familiares da raça negra, que, segundo ele, são fundamentais para um melhor entendimento desse cenário, para que tais políticas sejam aplicadas em áreas onde a exclusão e o preconceito ocorrem com mais frequência.
"Não se pode negar que a infeliz realidade atual do racismo em nossa sociedade tem mostrado que as políticas públicas até o momento não foram formuladas de forma neutra em relação a raça, gênero, cor e credo. Mesma situação que se aplica aos orçamentos públicos e demais instrumentos legais da administração pública que refletem prioridades sociais e econômicas diversas", completa Matheus Erler.