da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
A Caminhada Toque da Vida na Esalq movimentou o campus da USP em Piracicaba na manhã de ontem (6), com a participação de 800 pessoas, que compareceram com uma peça de roupa cor-de-rosa e ainda ganharam viseiras da campanha, cedidas pela apoiadora Candura. A atividade integrou a programação do Projeto Toque da Vida, de conscientização da prevenção ao câncer de mama, e o movimento Outubro Rosa em Piracicaba.
A programação ocorreu em torno do gramado central da Esalq, com caminhada, macroginástica e alongamento, coordenados por profissionais da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam). Também participaram alunos do curso de Enfermagem da Unimep, que realizaram exames de glicemia e aferiram pressão, com material doado pela Rede Drogal.
O evento contou com apresentação da Orquestra de Viola Caipira As Piracicabanas e a soltura de mil balões cor-de-rosa. Os apoiadores também entregaram simbolicamente as cotas que serão revertidas para realização de mamografia pelo SUS.
Toque da Vida – O projeto nasceu em 2012, sob a coordenação do médico mastologista e oncologista ginecológico Sergio Bruno Barbosa, do Instituto de Mamas de Piracicaba (IMP), como uma necessidade de transferir às pessoas acometidas pelo câncer a experiência acumulada durante 22 anos de atuação profissional na rede pública de saúde. O objetivo da iniciativa é trabalhar o diagnóstico precoce e estabelecer a humanização do tratamento oncológico.
No ano passado, o mastologista realizou o primeiro encontro convidando 40 mulheres para um chá, 20 das quais iriam ser operadas e outras 20 já submetidas à cirurgia. Um segundo encontro, nos mesmos moldes, aconteceu em março deste ano por ele acreditar que a troca de experiências entre elas, bem como a exposição dos receios e expectativas durante uma reunião informal, causa melhor efeito do que o próprio médico dizer, entre as paredes do consultório, que a paciente está curada. A terceira ação do projeto foi a palestra Toque da Vida - Mitos e realidades sobre o câncer feminino, ocorrida no dia 6 de agosto, no Clube de Campo de Piracicaba (CCP), atraindo 1.200 participantes.
Além da caminhada de ontem, será realizada hoje (7) a palestra “Alimentos da Alma”, em duas sessões (15h e 20h), no Teatro Municipal Erotides de Campos. Estas ações marcam o mês dedicado à prevenção do câncer de mama no mundo todo, denominado “Outubro Rosa”.
O projeto tem parceria do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp), Gazeta de Piracicaba, Rádio Onda Livre AM/FM, Esalq, IMP, CCP/Universo Mulher, secretarias municipais de Saúde, Esportes, Lazer e Atividades Motorase Desenvolvimento Social, Conselho da Mulher Empresária da Acipi, Conselho da Mulher Executiva do Simespi, Conselho da Mulher Advogada da OAB Piracicaba e Rede Drogal.
Os co-realizadores são Associação Viva a Vida Mulheres Mastectomizadas, Fundação Jaime Pereira (Funjape) e Unidade de Apoio aos Portadores de Câncer (Uniap).