da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
Foi divulgado ontem, dia 01, o Ranking do Saneamento – As 100 maiores cidades do Brasil, realizado pelo Instituto Trata Brasil, Piracicaba está classificada em 22ª lugar em saneamento básico, subindo uma oposição, em relação a 2010.
O estudo é realizado com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS – base 2011) e considera os seguintes indicadores: os índices de população atendida com água tratada e coleta de esgotos, quantidade de esgotos tratados, perdas de água, investimentos feitos nos serviços, entre outros.
Piracicaba se destacou em alguns indicadores, ocupa o 4º lugar nas 20 melhores cidades para coleta e novas ligações do esgoto, além de receber nota máxima no atendimento total da água e atendimento total do esgoto.
De acordo, com o Comitê PCJ, responsável pelo Plano Diretor das Bacias Hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, Piracicaba deve alcançar o índice de tratamento de esgoto de 86% em 2014 e deverá ampliar para 92% até 2020. O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba), executa um planejamento estratégico para o tratamento do esgoto, construiu três novas ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto) Tupi, Santa Rosa e Ponte do Caixão, resultando no aumento de índice de 36% para 72% do esgoto doméstico tratado. Para atingir o índice de 100%, realizou em 2012 uma PPP (Parceria Público Privada) resultando na contratação da empresa Águas do Mirante, que está em construção a ETE Bela Vista, que deverá operar no início de 2014, atingindo o índice de 99%, e ainda construir mais duas ETE's em Anhumas e Ártemis, atingindo o índice de 100% já em 2014, antecipando e superando a meta proposta pelo Comitê PCJ.
De acordo com Vlamir Schiavuzzo, presidente do Semae essa é mais uma conquista para a população. “Temos o compromisso com a questão ambiental, e até 2014 teremos universalizado o tratamento do esgoto. Com as Estações de Tratamento de Esgoto Bela Vista, Anhumas e Ártemis, com toda certeza, alcançaremos uma posição ainda melhor nesse ranking, pois, se o ranking fosse realizado hoje, Piracicaba ocuparia o 13º lugar, com 72% do esgoto tratado”, disse o presidente.