da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
Vereador esteve com Lauro Pinotti para discutir o Plano Diretor do município, que deve ser reavaliado em 2014. Ele sugeriu intervenções na região da Vila Sônia.
O vereador Dirceu Alves da Silva (PPS) recebeu em seu gabinete, na manhã desta terça-feira (17), o diretor-presidente do Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba), Lauro Pinotti, para discutir o Plano Diretor do município, que deve ser reavaliado em 2014, dois anos antes do prazo legal, que é de 10 anos.
Pinotti explicou que tem visitado os parlamentares, um por um, para acolher ideias a serem acrescentadas ao plano, "tentando integrar as várias ações que representam cada vereador". Ele pretende apresentar um "boneco" do projeto até 18 de dezembro para que, então, sejam promovidas, no primeiro semestre de 2014, audiências públicas para discuti-lo e, no segundo semestre, ocorra a votação na Câmara.
Dirceu sugeriu intervenções na região da Vila Sônia, que vem recebendo centenas de novas unidades habitacionais. Ele também mostrou preocupação com a mobilidade urbana e os gargalos verificados no trânsito de Piracicaba.
Pinotti ressaltou que são objetivos do Plano Diretor abranger projetos urbanísticos de intervenção para cada porção do território; propor o uso efetivo dos instrumentos de política urbana trazidos pelo Estatuto das Cidades, em especial para a questão habitacional; e prever a articulação do município com as cidades do Aglomerado Urbano, além de englobar as políticas de saneamento, mobilidade urbana e ambiental.