da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
Aconteceu hoje (17) pela manhã, a oficina gratuita de eco sabão promovida pelo Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) em parceria com a Semdes (Secretaria de Desenvolvimento Social). Com foco na educação ambiental, representantes da autarquia explicaram o correto descarte do óleo de cozinha e a geração de renda com a produção de sabão.
A oficina é mais uma ação do projeto social “Guardiões da Água” e aconteceu nas dependências do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Piracicamirim e contou com a participação de 21 pessoas, que levaram para casa kit para produzir sabão com receita prática e rápida.
Para a coordenadora do projeto e assistente social do Semae, Nilze B. A. de Moura, o projeto está focado na população. “É uma oportunidade para essas pessoas. Com os cursos e oficinas que serão oferecidas, os moradores poderão aprender novas atividades e gerar renda, tudo com materiais recicláveis, o que irá colaborar na economia do cotidiano e na conquista de novos recursos financeiros, além de serem informados sobre a importância da preservação do meio ambiente”, explica.
Projeto Guardiões da Água
O Semae elaborou o projeto socioambiental, voltado à comunidade, visando à conscientização da população, quanto ao uso racional da água, proteção aos mananciais, uso adequado da infraestrutura de esgoto e a disposição correta de resíduos, através da educação, como prática pedagógica interdisciplinar, entendendo o homem como um todo, inserido em um ambiente complexo.
É realizado por meio da Caixa Econômica Federal o programa Serviços Urbanos de Água e Esgoto, na modalidade Saneamento Integrado, compreende a ampliação e reforma da ETA (Estação de Tratamento de Água) do Capim Fino 1ª etapa.
O projeto é desenvolvido em bairros próximos à obra física, sendo eles: J Jardim Gilda, Santa Teresinha, Parque das Indústrias, Parque Orlanda, Bosques do Lenheiro, Parque São Jorge, Vila Fátima, Monte Rey, Mario Dedini, Parque Piracicaba, Vila Sônia e Santa Rosa, e contará com a participação direta de servidores de diversas áreas de atuação pertencentes ao quadro permanente desta autarquia e com a participação comunitária, através de acompanhamento em todas as etapas da obra física.