Mutirão de cirurgia de catarata agenda 300 cirurgias no primeiro dia

16/9/2013 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, o Projeto Ver e Viver - Mutirão de Cirurgias de Catarata realizou nesta segunda-feira (16), primeiro dia de avaliações, o agendamento de 300 cirurgias. Os procedimentos serão realizados pelos oftalmologistas em duas carretas que estão estacionadas em frente a Estação da Paulista.

O objetivo da Pasta é zerar a fila das pessoas cadastradas na rede de saúde do município e levar o procedimento a quem precisa. Atualmente, o tempo médio de espera por uma cirurgia de catarata no município, a partir do diagnóstico da doença, é de quatro meses. Segundo o Serviço Social da Secretaria de Saúde, 97 pacientes aguardam pelo procedimento, que usualmente é realizado no AME (Ambulatório Médico de Especialidades). Todos eles serão contemplados no mutirão.

Morador do Parque Monterrey, o aposentado Antonio Ribeiro da Silva, 80, teve a doença diagnosticada há três anos. "No começo não dei muita bola, mas agora está cada vez mais difícil de enxergar", disse. Uma das pessoas com a cirurgia agendada ontem, Silva acredita que o procedimento deve trazer mais qualidade de vida. "Acho que agora vai melhorar bem".

As avaliações das pessoas que passaram nesta sexta-feira (13) e sábado (14) pelo Poupatempo Municipal para agendar o atendimento no Projeto Ver e Viver prosseguem nesta terça (17) e quarta-feira (18). As cirurgias serão realizadas em uma das carretas do programa na quinta (19) e sexta-feira (20).

Para o secretário municipal de Saúde, Pedro Antonio de Mello, o projeto irá trazer mais qualidade de vida às pessoas com catarata. "Além disso, ao final do mutirão teremos uma relação das doenças do olho de todas as pessoas atendidas no projeto e poderemos direcionar o atendimento em nossa rede de saúde".

Compartilhe no Whatsapp