Falta de segurança preocupa moradores do Castelinho

12/9/2013 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

Após Morte de assistente social, moradores do Castelinho, pedem mais segurança no bairro.

Em reunião realizada na noite de quarta-feira (11/09), o vereador Pedro Kawai (PSDB) e moradores do bairro Castelinho se reuniram com o comandante da 1ª Cia de Policia, Capitão PM Navarrete;  Comandante de Guarda Civil, Silas Romualdo e o delegado responsável pelo 7ª Distrito, Windor Claro Gomes.

Durante a reunião os moradores falaram do clima de medo e tensão que estão vivendo há muito tempo, principalmente, após o assassinato da assistente social Maria Antonio Baldesin, no último dia 27, quando saia de sua residência.

Segundo os moradores no bairro existem muitas rodinhas de usuários de drogas, próximo as áreas verdes, locais com mato alto que servem de esconderijo de marginais e produtos de furto e prédios abandonados, como o posto localizado no final da avenida 9 de julho, em que segundo moradores a região, foi palco de um estupro no último final de semana.

O Capitão PM Navarrete, sugeriu a criação do “vizinho solidário”, que consiste na troca de números dos telefones entre os moradores, quando houver pessoas com atitudes   suspeitas, os vizinhos se comunicam e chamam a policia. Nesse sistema que foi implantado em Ribeirão Preto, com sucesso, a comunidade teria o contato direto com  dois PMs, o que agilizaria na hora de atender o chamado.

Navarrete acredita, que com se o “vizinho solidário”, já estivesse em funcionamento no bairro, a morte da  assistente social poderia ter sido evitado, assim como muitos assaltos e furtos. Ele comentou também que reforçou o policiamento no bairro.

Para o responsável pelo 7ª Distrito, doutor Windor Claro, o assassinos da assistente social conheciam a rotina do bairro, que acha que eles não são usuários de drogas e explicou que a policia não pode agir em detrimento das leis. Já o Comandante da Guarda  Municipal, Capitão Silas Romualdo, comentou que tem se empenhado para garantir a segurança no bairro.

Além da implantação do “vizinho solidário”,  moradores e os representantes do policiamento, deram diversas sugestões para amenizar o problema da falta de segurança no bairro, como abrir as ruas sem saída, instalação de câmeras de segurança nas ruas pelos moradores, limpeza de todos os terrenos com mato alto e providencias legais para os prédios abandonados.

O vereador Pedro Kawai, sugeriu que as reuniões fossem realizadas com mais freqüências e disse que irá encaminhar os pedido as secretarias competentes.

Compartilhe no Whatsapp