Saúde promove mutirão de cirurgias de catarata
12/9/2013 - Piracicaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
A Secretaria Municipal de Saúde promove entre os dias 16 e 21 de setembro o Projeto Ver e Viver – Mutirão de Cirurgias de Catarata. Destinado à população com idade superior a 55 anos, o projeto prevê a realização de 535 cirurgias de catarata e será realizado em duas carretas que estarão estacionadas na Estação da Paulista.
De acordo com o secretário de Saúde, Pedro Antonio de Mello, o objetivo é zerar a fila das pessoas cadastradas na rede de saúde do município e levar o procedimento a quem precisa. “O projeto é muito bonito e importante. As pessoas serão avaliadas nos três primeiros dias e depois, se cumprirem todos os requisitos, serão operadas nas próprias carretas, na quinta e sexta-feira. Com isso, vamos trazer mais qualidade de vida a quem tem catarata”, destaca o secretário.
Segundo a Secretaria, 2.700 pessoas devem fazer o agendamento para serem avaliadas entre os dias 16 e 18 de setembro. Para participar, é preciso ter mais de 55 anos, perda de acuidade visual e suspeita de catarata. As pessoas com este perfil devem comparecer nesta sexta-feira (13) ou sábado (14), das 8h às 16h, no Poupatempo Municipal – que fica na Avenida Armando de Salles Oliveira, 2.056 – com RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência.
Somente serão encaminhadas para a triagem do Projeto Ver e Viver as pessoas que realizarem o agendamento nesta sexta-feira (13) ou sábado (14) no Poupatempo Municipal.
Atualmente, o tempo médio de espera por uma cirurgia de catarata no município, a partir do diagnóstico da doença, é de quatro meses. Segundo o Serviço Social da Secretaria de Saúde, 97 pacientes aguardam pelo procedimento, que usualmente é realizado no AME (Ambulatório Médico de Especialidades). Todos eles serão contemplados no mutirão.