da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
Dois contadores de história estão viajando pelo país. Ao se reencontrarem trocam as histórias que vivenciaram nesta viagem. Dentro de um embornal (sacola artesanal) saem objetos que trazem à lembrança muitas das histórias vividas, ao mesmo tempo em que outras foram registradas em um pequeno diário. Este é o enredo da peça teatral “Embornal de histórias” que foi apresentada, no mês de agosto, para crianças de 6 a 11 anos de três escolas municipais. O projeto “Circular histórias” é uma iniciativa da Arcelor Mittal e tem o apoio da Secretaria de Educação.
De acordo com as supervisoras Aparecida Vila Nova e Mara Martins, outras três escolas também foram contempladas, mas com peças teatrais que retrataram o mar e a cultura caiçara. “As apresentações foram realizadas dentro de um ônibus-teatro, onde o espectador, por estar bem próximo à cena, participa de forma ativa e envolve-se com a história. Os atores trouxeram para os alunos do interior um pedacinho do mar nas histórias contadas para crianças que tem pouco contato com o litoral”, explica Aparecida.
Divulgação
Além disso, os atores das peças realizaram uma oficina com professores da rede municipal de educação. Na oportunidade, foram abordadas técnicas de contação de histórias em sala de aula.
As escolas contempladas foram:
E.M. Maximiano F. Gil
E.M. Nathálio Zanotta Sabino
E.M. Profº Aracy Moraes Terra
E.M. Professor Benedito de Andrade
E.M. Ada B. Neme
E.M. João Perin
Fotos enviadas pela escola