Paiva apresenta Câmara Jovem à lideranças

5/9/2013 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

Vereador apresentou iniciativa na tarde desta quarta-feira (4) a jovens de movimentos e representantes de gabinetes.

Estimular a participação do público entre 15 e 29 anos da agenda política e chamá-lo a decidir questões relevantes da cidade é a intenção do vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT). Na tarde desta quarta-feira (4), ele reuniu representantes de entidades, partidos políticos e universidades para expor a Câmara Jovem, projeto de decreto legislativo de sua autoria que será protocolado na Câmara de Vereadores.

Aberto a estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior, a Câmara Jovem seria composto por 23 pessoas, mesmo número de cadeiras atuais no Legislativo em Piracicaba. A duração do mandato seria de um ano.

Após eleitos em suas entidades, haveria sorteio para que cada um dos integrantes atuasse junto ao mandato de determinado vereador. Com foco na vivência da rotina parlamentar, o vereador jovem também participaria como ouvinte das reuniões ordinárias e extraordinárias, sessões solenes, encontro de comissões e outras atividades da Casa.

Como forma de assegurar a participação dos integrantes do parlamento nas decisões políticas e sociais da cidade, eles teriam três sessões ordinárias próprias por ano, distribuídas nos meses de maio, agosto e novembro. Nelas, apresentariam requerimentos, moções, indicações ou projetos de interesse da comunidade.

Os textos aprovados pela Câmara Jovem seguiriam para o Departamento Jurídico da Câmara e, depois, poderiam ser apresentados formalmente por qualquer vereador.

Paiva disse apostar no alcance social da iniciativa, em vigor em municípios como Juiz de Fora, Viçosa e Poços de Caldas e em assembleias legislativas dos estados do Mato Grosso do Sul, Belo Horizonte, Acre e Paraná. A Câmara dos Deputados também possui projeto nos mesmos moldes.

Segundo o vereador, a Câmara Jovem contribui para a ampliação da participação da juventude no processo de fortalecimento do Estado democrático. Dados do Censo de 2010 indicam 50 milhões de brasileiros jovens, o equivalente à 25% da população do país.

“A Câmara Jovem será um braço qualificado de ouvidoria dentro do Legislativo. Queremos formar quadros na política brasileira e ampliar a participação popular”, disse Paiva, ao lembrar que a atuação seria complementar ao Conheça o Legislativo, já implantado na Casa.

No encontro realizado na sala de reuniões do prédio anexo da Câmara, o vereador compartilhou o conteúdo do projeto de decreto legislativo e acatou sugestões dos membros das instituições de ensino, movimentos sociais e partidos políticos.

Também participaram representantes dos vereadores Dirceu Alves da Silva (PPS), Francisco Almeida (PT), Gilmar Tanno (PSDB), Laércio Trevisan Jr. (PR), José Luiz Ribeiro (PDT), Paulo Camolesi (PV), Paulo Campos (PTB), Paulo Henrique Paranhos Ribeiro (PRB) e Matheus Erler (PSC).

Para Adilson Araújo de Abreu, da Conepir (Conselho da Comunidade Negra de Piracicaba), a situação é de descrença do jovem quanto à representatividade política. “O jovem xinga, grita, briga e quebra, mas não sabe como o sistema funciona. Ao participar, poderá compreender as coisas da forma mais correta”, disse.

Presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes) da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Rafael Lacerda apontou que a iniciativa contribuirá para o aumento na qualidade participativa dos estudantes. “Historicamente, a juventude sempre teve o papel de protagonista, pautando as discussões e as mudanças no país.”

Paiva pretende conquistar a adesão dos colegas vereadores e aprovar o projeto o mais breve possível. Ele quer que a primeira reunião da Câmara Jovem ocorra ainda este ano, no mês de novembro. O gabinete do parlamentar criou um e-mail para receber dúvidas e sugestões: camarajovem@paivavereador.com.br.

Compartilhe no Whatsapp