Projeto obriga a orientar mães sobre afogamento de recém-nascidos

2/9/2013 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

Proposta obriga as maternidades particulares a prestarem orientações às mães sobre a necessidade de reanimar o recém-nascido em caso de afogamento com leite materno.

Um projeto de lei do vereador Ronaldo Moschini (PPS), caso aprovado pela Câmara, tornará obrigatório a todas as maternidades particulares de Piracicaba prestar orientações às mães sobre a necessidade de reanimar o recém-nascido em caso de afogamento com leite materno.

Segundo o parlamentar, as recomendações seriam fornecidas assim que a mãe recebesse a alta médica pós-parto. Haveria uma espécie de curso rápido, dado por profissionais responsáveis, em que também seriam entregues à participante, de forma gratuita, materiais impressos e certificado.

A participação da mãe no curso, no entanto, não seria obrigatória. Já a implementação, ou não, desse curso nas maternidades da rede pública municipal ficaria a critério do Executivo. "Nossa proposta é de que a mãe já saia da maternidade com essas orientações necessárias, que poderão depois ser complementadas pelo médico pediatra", explica Moschini, na justificativa da proposta.

"O afogamento do bebê com o leite materno não é assim algo tão comum, mas é importante que as mães saibam que pode acontecer e, o que é melhor, conhecer alguns conselhos sobre o que devem fazer se isso acontecer com o recém-nascido. São procedimentos relativamente simples, mas cruciais em situações como essa", completa o autor do projeto de lei.

"A amamentação é um dos momentos mais esperados pelas futuras mamães. Mas, quando a mãe é inexperiente ou o recém-nascido tem problemas para mamar, o ato pode amedrontar as mulheres. Às vezes, aparecem notícias de bebês que morreram afogados com o leite e de outros que foram salvos pelo resgate. Mesmo tendo cuidado, os acidentes não avisam e os pais devem estar preparados para enfrentar qualquer tipo de situação", conclui o vereador.

Compartilhe no Whatsapp