da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
O projeto “Minha Vida Vale Mais”, coordenado pelo Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp), inicia suas atividades do segundo semestre amanhã (28), quando Lincon Ap. Rodrigues, técnico de Enfermagem do Centro de Doenças Infecto-Contagiosas (Cedic), conversará com os alunos da E.E. Prof. Manassés E. Pereira, do bairro Monte Líbano.
A palestra será no anfiteatro do Centro Cívico, em dois momentos: das 9h às 11h e das 14h às 16h.
O projeto “Minha Vida Vale Mais” é destinado a estudantes das escolas públicas estaduais de Piracicaba, que estejam cursando do 6º ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio.
Formatado, em 2010, pela então presidente do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba, Sandra Negri, tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida por meio de palestras e atividades lúdico-pedagógicas que estimulem a prevenção do uso indevido de drogas lícitas e ilícitas.
Sandra comenta que a convivência com jovens, para os quais lecionou por 33 anos, e com seus filhos mostrou que o importante não era somente o conteúdo disciplinar, mas também as necessidades deles, a atenção que cada um precisava, a conversa que muitas vezes era mais fácil com o professor do que com o familiar.
“Acreditei que palestras oferecidas dentro ou fora da escola poderiam ser úteis, que auxiliariam na reflexão sobre o uso de álcool e outras drogas. E então o Fussp buscou parcerias que facilitaram muito este projeto, em especial com as secretarias municipais de Educação, do Esporte, da Cultura, num trabalho conjunto com a Diretoria de Ensino e Escolas Estaduais e a participação de vários voluntários que nos auxiliaram, desenvolvendo as palestras, falando a linguagem dos alunos”, conta.
Em sua opinião, a luta contra as drogas deve ser de todos: pais, professores, Poder Público, sociedade em geral. “Cada um de nós deve ter em mente que esta preocupação tem que ser constante. Estamos falando de crianças e jovens, pelos quais temos o dever de zelar e orientar”.
Ela acrescenta: “Ao longo destes anos, procuramos aperfeiçoar o projeto, buscando boas parcerias e contando com o apoio de muitos. O número de escolas interessadas foi aumentando, o que, para nós, foi motivo de satisfação. Um fato bastante positivo e que vale destacar foi saber que várias vezes, após as palestras, alunos procuravam o palestrante para uma conversa particular, acredito que por sentirem-se confiantes e seguros”.
De acordo com a atual presidente do Fussp, Selma Ferrato, o projeto “Minha Vida Vale Mais” é extremamente importante. “Já estamos dando continuidade ao trabalho, cujas palestras iniciaram-se em março. Já temos várias atividades marcadas para o decorrer do ano. Nossas expectativas são as melhores”.