da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
Cerimônia teve a execução dos hinos, a apresentação do retrato dos patriarcas Bortolo e Marieta Saltori Vitti e o cumprimento da rainha e da princesa da festa.
O último fim de semana (23, 24 e 25 de agosto) foi marcado pelas festividades dos 120 anos do bairro Santana, famoso por suas tradições trentinas. Na sexta-feira, o vereador Gilmar Rotta (PMDB) esteve presente na solenidade que abriu as comemorações de aniversário do bairro de raízes italianas.
A cerimônia teve a execução dos hinos, a apresentação do retrato dos patriarcas Bortolo e Marieta Saltori Vitti, o cumprimento da rainha e da princesa da festa e um breve momento histórico.
O prefeito Gabriel Ferrato (PSDB) parabenizou formalmente o bairro pela vivacidade de suas festas e cobrança política efetiva. Também compareceram à solenidade o deputado estadual Roberto Morais (PPS), a secretária de Turismo, Rosemeire Massaruto, o secretário de Trabalho e Renda, Sérgio Furtuoso, o presidente da Câmara, João Manoel dos Santos (PTB), o presidente da Associação de Moradores de Santana, José Carlos Correr, e representantes da cultura local.
Após a solenidade, que também contou com a apresentação do coral trentino, foi oferecido um coquetel aberto.
A HISTÓRIA E A FESTA
Vindos da Itália, mais exatamente da província autônoma de Trento, o casal de patriarcas desembarcou em terras brasileiras em 1877. Junto dos dez filhos, Bortolo e Marieta Saltori Vitti fugiam das péssimas condições que a guerra estava proporcionando à Europa e acabaram se instalando numa fazenda de café em Campinas.
Depois de alguns anos, o sítio Rio Cabeça, em Rio Claro, foi a nova morada da família, que começou a investir na produção própria do café. Sabendo que o Barão de Serra Negra oferecia uma grande fazenda a preço justo em Piracicaba, mudaram-se para Santana, bairro afastado do grande Centro do município.
No último fim de semana, o bairro recebeu visitantes da região, apresentando seus 120 anos de cultivo da cultura italiana com uma grande festa, contando com desfiles, missas, apresentação de grupos de danças folclóricas e muita música tradicional.