da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
O Conselho de Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi), representação que reúne 29 sindicatos de Piracicaba e Região, parou o centro da cidade esta amanhã para protestar contra o fator previdenciário. Os vereadores sindicalistas, José Antonio Fernandes Paiva (PT) e José Luiz Ribeiro, integraram a manifestação e marcaram o posicionamento assumido na sessão de quinta-feira, 12, na Câmara de Vereadores, quando ambos apontaram os prejuízos aos vencimentos dos trabalhadores aptos a se aposentar.
A manifestação fechou o cruzamento das ruas XV de Novembro e Governador Pedro de Toledo para que mais de cem sindicalistas e trabalhadores se posicionassem em frente à sede o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). Além da manifestação contra o fator previdenciário, os trabalhadores de Piracicaba também registraram seu descontentamento em relação ao sistema de perícias. “Temos recebido diversas reclamações em relação ao perito, inclusive sobre atendimento grosseiro a segurados. A perícia é um instrumento para garantir o direito do trabalhador e, o perito, como servidor, tem por obrigação realizar o seu trabalho de forma a atender o trabalhador”, disse Paiva.
José Luiz Ribeiro destacou também que os aposentados são atingidos no momento que mais precisam de apoio, com redução de seus recursos muito além do que seria justo. “O fim do fator previdenciário é uma forma de reconhecer quem trabalhou por anos, contribuiu para construir a previdência e merece respeito quando chega seu momento de aposentar”, disse.
Durante o ato, uma ambulância com uma senhora que necessitava de perícia estacionou em frente à agência e não recebeu atendimento, não passou pelo serviço de perícia. “Nosso ato não é contra pessoas, mas sim o sistema que prejudica os trabalhadores.
Vamos apurar porque não houve a perícia”, finalizou Paiva.