da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
O vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT), solicita ao Executivo através de Requerimento, informações sobre o a realização de exames que diagnóstico de hemoglobinopatia, realizados no período de 18 de agosto de 2008, até a presente data e quais foram os problemas identificados e os encaminhamentos dados ou a solução ara um cada um dos casos.
A hemoglobinopatia refere-se a uma gama de doenças ocasionadas por defeitos numa proteína denominada hemoglobina, presente nas hemácias. A principal função da hemoglobina é o transporte de oxigênio dos pulmões para os tecidos, e de gás carbônico dos tecidos aos pulmões para assim ser liberado.
Apesar de não existir cura para as hemoglobinopatias, as medidas de tratamento envolvem o controle da anemia, a prevenção das crises hemolíticas e das infecções. A adoção dessas medidas aumenta significativamente a qualidade e o tempo de vida do paciente. O aconselhamento genético também é importante para os pais no caso de futuras gestações. De acordo com o Programa de Aconselhamento Genético e Assistência Integral às pessoas Portadoras do Traço falciforme, Doença Falciforme, Talassemias e Hemoglobinopatias, fica assegurado o exame de diagnóstico de hemoglobinopatias a todos os cidadãos atendidos na rede de saúde pública do município de Piracicaba. No documento o parlamentar questiona se houve triagem para toda criança recém-nascida e em idade escolar, com anemia falciforme no Município de Piracicaba, neste mesmo período, se houve suspensão do Programa pela UNICAMP, período e quantas foram atendidas diretamente pelo Município. Ele questiona também quantos munícipes se submeteram, para triagem e aos exames de hemoglobinopatia em Piracicaba, quais foram o encaminhamentos e soluções e se quantos tiveram acesso aos exames e deram continuidade ao possível tratamento. Paiva também quer saber quantas pessoas com hemoglobinopatia foram submetidas à vacinação geral completa, quantas receberam medicação e bombas de infusão desferal, ou equivalente, a desde 18 de Agosto de 2008, quais foram as rubricas orçamentárias oneradas em cada orçamento anual e de que esfera governamental vieram os recursos. No documento ele também questiona se foi solicitado ao Hemonúcleo de Piracicaba que organiza-se algum esquema de doação específica de sangue àqueles pacientes que necessitaram ou necessitam de hipertransfusão e as Universidades, principalmente à UNICAMP, o fornecimento de estágios, palestras e cursos visando a formação dos profissionais de saúde. Entre as preocupações do vereador está o número de gestantes portadoras de hemoglobinopatia fizeram acompanhamento especializado de pré-natal na Rede Pública de Saúde, quantas tiveram partos normais e complicações durante ou pós-parto e quantas dessas crianças nasceram com hemoglobinopatia. O vereador também questiona o número de pacientes ou parentes que tiveram acesso a aconselhamento médico, de natureza genética, a partir do Programa de Saúde da Família, com exposição de riscos e métodos contraceptivos, nos diversos bairros do Município e solicita a relação e os relatórios dos agentes de saúde confirmando tais orientações.
Paiva também pergunta se houve a implantação de Unidade Ambulatorial Especializado para pessoas com hemoglobinopatia, conforme determina a Lei Complementar e onde foi implantada.