da assessoria de imprensa
Os jogos olímpicos foram realizados no Mini Ginásio do XV, Ginásio de Esportes do Jaraguá, Unimep, pista de atletismo do Sesi e Clube Atlético
Foi com emoção que o Case – Centro de Atendimento Socioeducativo encerrou as atividades da 8ª edição dos Jogos Olímpicos – JOCA. As atividades realizadas no período de 22 a 26 de julho, reuniram cerca de 1.000 crianças e adolescentes.
Com o objetivo de incentivar as práticas esportivas e promover a integração de crianças e adolescentes de várias regiões da cidade, o JOCA promoveu uma competição limpa em espaços diferenciados como o Mini Ginásio do XV, Ginásio de Esportes do Jaraguá, Unimep, pista de atletismo do Sesi e Clube Atlético Piracicabano.
De acordo com a coordenadora do projeto Ana Paula Fernandes Boni, através das atividades desportivas, os educandos constroem valores e conceitos. “O deslocamento da população atendida pelo projeto para espaços diversificados, contempla um dos objetivos específicos do projeto que prevê o incentivo à ampliação do universo de conhecimento da criança e do adolescente, por meio de atividades socioeducativas e esportivas”, explica.
O Joca reuniu além de educadores e autoridades, crianças e adolescentes das unidades Algodoal, Bosques do Lenheiro, Jaraguá, Jd. Itapuã, Jd. Oriente, Parque Orlanda e Parque dos Sabiás.
No encerramento, após a entrada das bandeiras que simbolizavam cada unidade participante, foram entregues os troféus para as equipes campeãs. Em cinco dias de competição nas modalidades de handebol, futsal, vôlei, vôlei Câmbio, jogos de mesa (dama, dominó, xadrez e tênis de mesa), a colocação das disputas ficou em 1º lugar - Jd. Oriente e Bosques, 2º lugar – Jd. Itapuã e Algodoal, 3º lugar – Parque dos Sabiás e Jaraguá e 4º lugar - Parque Orlanda.
O Case, projeto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), visa oferecer proteção social básica para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Durante o atendimento realizado em jornada ampliada, os educandos recebem condições de desenvolvimento por meio de atividades lúdicas, dinâmicas e envolventes que visam a orientação socioeducativa.
No atendimento realizado diariamente, crianças e adolescentes participam das atividades de esporte, lazer e recreação; atividades lúdico pedagógicas; culturais (dança, teatro, musica, capoeira, maculelê, ginástica rítmica e hip hop), que propiciam meios para o desenvolvimento de habilidades manuais, físicas e motoras, para a melhora do raciocínio lógico, da atenção e da criatividade na realização de suas tarefas e nas tomadas de decisões em grupo, além do resgate de vínculos socioafetivos.