Falta gestão pública na saúde em Piracicaba, afirma Paiva

22/7/2013 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

O vereador e líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara, José Antonio Fernandes Paiva afirmou na tarde de segunda-feira, 22, em entrevista ao programa Comentaristas da Educadora, que falta gestão pública na saúde em Piracicaba. Paiva esteve acompanhado dos vereadores Chico Almeida (PT) e Laércio Trevisan Jr. (PR).

Paiva falou que o governo tucano investiu em obras e se esqueceu em investir no sistema de saúde do município, na contratação de profissionais capacitados para o atendimento ao usuário. “O Governo Municipal não investiu na saúde os recursos enviados pelo Governo Federal para melhorar o atendimento nas UBS´s (Unidade Básica de Saúde), só foram alteradas as placas (para UBS), pois o atendimento permanece o mesmo, precário”, afirma Paiva. O vereador também mencionou que o Hospital Regional não será suficiente para atender as demandas da população piracicabana.
“Era para ser um Hospital Municipal, foi alterado para Hospital Regional que abrangerá todos os municípios do aglomerado de Piracicaba, que totalizam uma população aproximada de 1,5 milhão de pessoas, para 126 leitos oferecidos”, enfatizou. Paiva também disse que as cidades da região de Piracicaba estão preocupadas em comprar ambulâncias para enviar os pacientes para Piracicaba e não em investir na melhoria da saúde pública.

 “Foram construídas mais de 40 UBS´s, mas não contrataram médicos para clinicar nas unidades, por isso que faltam médicos em nosso município, isso é uma total falta de gestão pública”, declarou Paiva.
 Sobre acessibilidade, o líder do PT disse que Piracicaba padece de uma política de estado, nem política de mobilidade urbana. “Falta política de acessibilidade e mobilidade urbana. Hoje temos prédios públicos que não tem acessibilidade para cadeirantes. É preciso urgente fazer uma discussão política para que Piracicaba tenha total política pública de acessibilidade, para facilitar o ir e vir da sua população”, disse.
Paiva também declarou que será protocolado hoje na Câmara, requerimento em caráter de urgência para que seja votada na primeira sessão do segundo semestre, que autorize uma Audiência Pública para tratar da Mobilidade Urbana em Piracicaba. “Precisamos debater a mobilidade urbana do nosso município. Na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2012 apresentamos uma emenda para que fosse destinada uma verba de 500 mil reais para um estudo da implantação de Ciclovia em nosso município, a proposta foi rejeitada pela base aliada tucana, mas depois implantado no orçamento de 2013”, explicou.

 Paiva falou dos R$ 52 milhões de investimentos do Governo Federal em Piracicaba na mobilidade urbana, “queremos saber qual o projeto do Governo Municipal e onde será gasto esta verba para melhoria da mobilidade em Piracicaba”, indagou. O parlamentar afirmou que o Partido dos Trabalhadores apóia o passe livre para os estudantes e desempregados no transporte público coletivo.
 “A planilha que nos foi apresentada é de abril de 2013, só que em maio e junho, o Governo Federal promoveu por medidas provisórias e decreto, algumas das providências previstas no projeto, ampliariam esses benefícios fiscais com a redução a zero do Programa de Intregração Social (PIS), Programa de Formação do Patrimônio do Serviço Público (PASEP) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) na compra do óleo diesel para ônibus, de energia elétrica para operação de metrôs e de veículos, e também de chassis, carrocerias e pneus. Por isso, temos a certeza que a passagem pode abaixar, e o Executivo tem condições de garantir passe livre para os estudantes e desempregados”, finalizou Paiva.

Compartilhe no Whatsapp