da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
Em resposta ao Requerimento (472/13) e à Indicação (57/13), ambos de autoria do vereador Ary de Camargo Pedroso Júnior (PDT), a Prefeitura Municipal de Piracicaba, conforme documentos expedidos pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes - Semuttran e, Instituto de Pesquisas e Planejamento - IPPLAP reafirma a disposição da atual administração de Gabriel Ferrato (PSDB) na elaboração de estudos técnicos que visam a colocação de bicicletários junto aos Terminais de Integração, compreendendo projeto de reforma e remodelação destes espaços destinados no auxílio ao transporte coletivo.
Na resposta ao parlamentar o IPPLAP destaca estudos para incluir as bicicletas e ciclovias no dia-a-dia dos piracicabanos. O Instituto parte do princípio de que as bicicletas têm que serem encaradas não apenas como equipamentos de lazer nos finais de semanas, mas sim como integrantes fundamentais de um novo modelo de mobilidade urbana que seja capaz de resolver parte do sistema público do transporte coletivo.
O Instituto também avalia que os projetos de operações urbanas a serem pensados para as áreas próximas aos terminais incluirão estudos para a implantação de bicicletários para locação, num raio de até 700 metros de seu entorno, num sistema que integre as viagens de ônibus e bicicletas num único valor de passagem. Diversos municípios brasileiros, a exemplo de Sorocaba, São Caetano do Sul e Campinas adotaram as ciclovias, em modelos que remetem ao que já funcionam em Barcelona, na Espanha, que alugam bicicletas.
Os estudos do IPPLAP também apontam para a responsabilidade da Prefeitura no fornecimento gratuíto deste serviço à população, com a possibilidade de inclusão de patrocinadores, de empresas que desejam associar suas marcas a essa ação politicamente correta e sustentável.
"O IPPLAP considera muito bem vinda a Indicação do Projeto Ecobike, de iniciativa do vereador Ary de Camargo Pedroso Júnior. O projeto será imediatamente incluido nos estudos do Instituto, que prontamente procurará conhecer a iniciativa na íntegra, para também incluir o sistema em prol do lazer e da mobilidade urbana de Piracicaba", ressaltou o Executivo em repostas às sugestões do parlamentar.
Projeto O objetivo do projeto é incentivar ainda mais o uso de bicicletas como meio de transporte, lazer e entretenimento, dando a oportunidade de fomentar cada vez mais os benefícios do exercício físico, além de conscientização da preservação do meio ambiente, uma vez que as bicicletas adquiridas são confecionadas com materiais reciclados. O projeto conta com três estações, onde as bicicletas são retiradas e podem ser utilizadas por até quatro horas contínuas, mediante um cadastro prévio e a devolução pode ser feita em qualquer estação. Os usuários devem ser pessoas maiores de 18 anos ou menores acompanhados pelos pais, com peso de até 100 quilos e até dois metros de altura, respeitando as dimensões do equipamento. Cada estação possui um totem de autoatendimento composto por uma tela e por teclado nos quais os usuários interagem para a realização do cadastro, consultas sobre disponibilidade nas demais estações e para a retirada e devolução das bicicletas. O sistema de controle das bikes é informatizado e conta com um funcionário responsável em cada estação que validará o cadastro dos usuários, para conferir os documentos e liberar o empréstimo e devolução das bicicletas. "Em nosso município o projeto poderia ser implantado na Rua do Porto e nos terminais de ônibus urbano, visando oferecer uma nova alternativa de transporte e lazer à população", concluiu o parlamentar.