Nutricionistas da Saúde acompanham refeições servidas nas UPAs

18/7/2013 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Com o objetivo de analisar a alimentação servida a pacientes e profissionais das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e da COT (Central de Ortopedia e Traumatologia), a CPAN (Coordenadoria de Programas de Alimentação e Nutrição) da Secretaria Municipal de Saúde realizam visitas diárias às unidades.

O trabalho de análise de fornecimento das refeições prontas é realizado por uma estagiária da área de nutrição e dietética com o acompanhamento da nutricionista Eleonora Dias, da CPAN.

De acordo com Eleonora, nas visitas realizadas nas quatro UPAs (Piracicamirim, Vila Sônia, Vila Rezende e Vila Cristina) e na COT (Central de Ortopedia e Traumatologia) todo o alimento servido nas unidades é avaliado. “A estagiária faz a degustação das marmitex e da sopa, além de verificar aspectos como a higiene pessoal, do ambiente e a manipulação dos alimentos, condições de transporte e armazenamento e se a alimentação fornecida está de acordo com o que é previsto em contrato”, disse a nutricionista.

Um relatório das profissionais é enviado mensalmente à Secretaria para o monitoramento das refeições fornecidas e em casos de reclamações ou não conformidades, a empresa responsável é orientada e notificada.

“Exercemos um papel de orientação mesmo. Recentemente elaboramos um novo e variado cardápio para a sopa que é servida ao longo da semana. Esse cardápio foi testado no CPAN e agora está sendo seguido pela empresa”.

Ainda segundo Eleonora, a sopa é servida nas UPAs e na COT em função do estado de saúde dos pacientes, que na maioria dos casos possuem algum tipo de restrição alimentar por se encontrarem em tratamento médico. “A sopa é preparada sem sal e sem o uso de temperos mais fortes, mas mantém um valor nutritivo e é adequada à alimentação do paciente”, destacou a nutricionista.

Além desse acompanhamento técnico do CPAN, a Secretaria destaca que empresa responsável pelo fornecimento das refeições encontra-se em situação regular e segue o estabelecido no edital e no contrato em vigor.

Compartilhe no Whatsapp