Comissão da Mulher quer ampliar atendimento dos casos de violência

11/7/2013 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

As cidades que não contam com aparato público para atendimento às mulheres registram índices mais altos de estupros e violência doméstica. “Observamos como é importante que o Estado se mantenha presente nestes locais específicos”, disse a deputada estadual Ana Perugini, presidente da Frente Parlamentar de Defesa das Mulheres na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), que nesta quarta-feira à tarde esteve na sala de reuniões do prédio anexo da Câmara de Vereadores de Piracicaba durante reunião da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres do Aglomerado de Piracicaba, que envolve 22 municípios da região.

Levantamento recente da Secretaria de Segurança Pública (SSP) aponta que no Aglomerado de Piracicaba as cidades de Mombuca e Rio das Pedras contam com índices mais altos de estupros, “o que nos preocupa bastante”, avalia a deputada. De acordo com Ana Perugini, a Lei Maria da Penha, em vigor desde 2006, “é competente”, mas para ser implementada “precisa do aparato necessário pelo qual a mulher seja atendida de maneira eficaz”, acredita. Entre as demandas, ela adverte a instalação de delegacias 24h – das 129 no Estado, apenas uma funciona desta forma.

Em Piracicaba, a deputada estadual se reuniu na Comissão dos Direitos da Mulher, iniciativa do vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT), com o intuito de criar, no âmbito do Aglomerado, ações específicas em prol da qualidade de vida da mulher. Além de segurança, na reunião desta quarta-feira também foi tratada a ampliação do atendimento à mulher na rede pública de saúde. “Pretendemos criar frentes regionais com o intuito de combater em diversos segmentos”, avalia Lurdes Menezes, assessora parlamentar da deputada estadual Ana Perugini.

O encontro desta quarta-feira reuniu representantes de diversas cidades do Aglomerado, incluindo participação de vereadores.

Da Câmara de Vereadores de Piracicaba, além do vereador Paiva, também participaram representantes dos vereadores Paulo Campos (PTB), Paulo Camolesi (PV), Madalena (PSDB) e Ronaldo Moschini (PPS).

Na defesa pela conquista de mais delegacias de mulheres, a deputada estadual Ana Perugini lembrou, ainda, que recentemente enviou alguns requerimentos ao governo estadual questionando a política para instalação destas unidades. “Eles me responderam que além dos critérios de criminalidade, habitantes/município, entre outros aspectos técnicos, a força política também deve ser utilizada para garantir às mulheres paulistas este atendimento”, finalizou a deputada estadual.

 

 

Compartilhe no Whatsapp