Nova Escola Do Costa Rica: João Manoel Destaca Importância De Parceria Em Conquista Comunitária

31/5/2012 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de piracicaba

O presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, João Manoel dos Santos (PTB), na manhã de hoje (31/05/12), às 9h30 integrou a comitiva do Poder Executivo, liberada pelo prefeito municipal Barjas Negri (PSDB), seguido pela presença de secretários municipais, do Procurador-Geral do Muncipio, Sérgio Bissoli e, integrantes da comunidade escolar, entre professores, diretores, supervisores, pais e alunos na entrega oficial das dependências da Escola Estadual do Jardim Costa Rica, Rua Vaticano, s/nº. Além do representante da Secretaria Municipal de Obras, Gustavo Castro.

A escola do Costa Rica foi construída pela Prefeitura, em parceria com o governo do Estado, funcionando desde o início deste ano, apenas no período da manhã, com 167 alunos matriculados, de 11 a 18 anos, dos quais, 121 são atendidos no Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano e outros 46 alunos que frequentam o 1º e 2º ano do Ensino Médio, antigo colegial. A escola conta com 23 funcionários, dos quais 20 são professores.

A líder comunitária, Antonia Aguiar agradeceu a Deus em primeiro lugar e, falou da disponibilidade do prefeito Barjas e do vereador João Manoel no ecaminhamento e atendimento das questões estruturais da região. A diretora Vera Lúcia falou dos desafios quando aceitou o convite de trabalhar pela comunidade e, da satisfação de hoje ver os resultados alcançados. O vereador Bruno Prata (PSDB) discorreu sobre os avanços da atual administração, principalmente com destaque à saúde e educação.

Já o vereador João Manoel dos Santos enalteceu a conquista de mérito que a escola já adquiriu frente ao trabalho diferenciado de educação dispensado aos alunos. O parlamentar também ressaltou a peculiaridade de um grupo de alunos, conforme relação abaixo, que foram selecionados para a acolhida das autoridades e pessoal em geral, que acompanharam a solenidade que marcou o descerramento de placa da unidade escolar.

João Manoel também discorreu sobre a trajetória de luta dos moradores em conquistas sociais da comunidade, a exemplo da instalação da primeira caixa de água, numa reivindicação superior a 12 anos, em que as pessoas estavam sem água potável; seguido da conquista da iluminação pública, rede de esgoto, sistema de transporte coletivo e escolar. Além de outras melhorias efetivadas graças à mobilização popular, que também contemplaram bairros vinhos como o Belvedere e o Minas Nova.

Santos também falou da luta pela creche, cobertura de quadra poliesportiva e da aspiração da comunidade pela instalação do Programa de Saúde da Família (PSF), que deverá ser implantado no bairro após garantia de verba no Orçamento Municipal.

O secretário municipal de Educação, Gabriel Ferrato falou da alegria em entregar mais uma obra fruto da parceria com o governo de Estado, o que evidencia a Diretoria Regional de Ensino, colocando Piracicaba numa posição privilegiada perante às demais cidades do Estado. Gabriel também enalteceu a decisão municipal em se investir na educação infantil como garantia de forjar alunos mais interessados e despertos para o aprendizado no ensino fundamental, com reflexo nas futuras gerações.

O dirigente regional de Ensino, Oldack Chaves também reconheceu os frutos da parceria escolar com o poder público, no que evidenciou o alto nível conquistado pelas escolas estaduais em Piracicaba, com os melhores índices do Estado. Chaves ainda considerou os seus mais de 10 anos à frente da direção regional de Ensino, o que reflete o alto grau de comprometimento com a educação. "Não se fica num cargo destes por tanto tempo", disse o dirigente, no que agradeceu o apoio da cidade e de toda sua equipe de trabalho.

O prefeito Barjas Negri também enfatizou a importância de parceiras com o Estado na viabilidade de projetos, com destaque social, especialmente nos setores de educação e saúde, que foram marcas de seu governo. Barjas também fez um retrospecto histórico do bairro, lembrando de uma época em que nem luz elétrica as pessoas tinham, sendo que foi fundamental a organização da população nas conquistas sociais. E, pontuou a atuação do vereador João Manoel em lutas comunitárias que remontam aos anos de 93 e 94, em que os moradores da região do Costa Rica ainda padeciam de melhoramentos básicos.

Barjas também destacou o empenho do Procurador-Geral do município Sérgio Bissoli na luta por arrumar área disponível e adequada para a construção de escolas, a exemplo da unidade no Costa Rica. O prefeito Barjas finalizou suas considerações enfatizando o papel da ex-secretária de Educação Giselda Ercolin no lançamento das bases educacionais que priorizaram o ensino infantil em Piracicaba.

Acolhimento

A maioria dos participantes da solenidade que adentraram nas dependências da Escola do Jardim Costa Rica pelo portão central perceberam o empenho de um grupo de alunos - meninos engravatados e as meninas produzidas em suas maquiagens - que se prostaram ao longo do caminhão para externar um fraternal "Bom dia" aos visitantes. Com destaque aos alunos: Bruna Menegalle (2º), Rodrigo Carneiro dos Santos (2º), Paula Letícia da Silva Augusto (1º), Cristiele Fernandes Nacimento (1º), Tifani Fernandes Nascimento (8ª), Lais Zanuncio (2º), Caroline Fortine (2º), Leticia dos Santos Nascimento (7ª), Franciele Cipriano Cadete (7ª), Thais da Silva (7ª), Thiago Leonan (1º), Caroline da Silva (2º), Jéssica Rodrigues (2º), Lilaine Maciel (2º), Rayane Martins (2º), Larissa Marques da Hora (1º), Roberta Caroline Cardoso Barbosa (1º), Eber Freires (2º) e Maria Eduarda Ferreira Mafra (7&

Compartilhe no Whatsapp