da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
A conquista do emprego não está relacionada apenas em apresentar qualificações profissionais. “Para ser inserido no mercado de trabalho, itens como desenvoltura e postura no momento da entrevista, entregar um currículo adequado, entre outros, são fundamentais”, afirma a supervisora do Time do Emprego, Françoise Antunes.
Assim, com o propósito de preparar o trabalhador a partir dos 16 anos na busca de um emprego compatível com seus interesses e habilidades, desde 2001, a Secretaria do Emprego e Relação do Trabalho (SERT) gerencia o Time do Emprego, que na cidade é gerenciado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre).
Só no primeiro semestre desse ano, a região de Piracicaba recebeu nove turmas. As cidades de Leme, Limeira, Piracicaba, Rio Claro, Torrinha e Pirassununga somaram 144 participantes. Destes, 56 foram inseridos no mercado de trabalho.Os números mostram que o trabalho realizado na região tem conquistado resultados positivos. Para a facilitadora Juliana de Godoy, os times têm ajudado muitos jovens que estão em busca do primeiro emprego. “Durante os encontros, buscamos identificar as dificuldades que os participantes encontram na procura pelo emprego. O objetivo do Time do Emprego tem sido alcançado na nossa região. Prova disso são as oportunidades conquistadas durante ou após a participação no programa”, afirma. “Fico feliz em fazer parte dessa história”, acrescenta Juliana.
23 mil beneficiados
No primeiro semestre de 2013, foram formados 107 “times” em todo o Estado de São Paulo, com 2.151 participantes e 725 recolocados no mercado de trabalho.
Desde sua implantação, ocorrida em 2001, mais de 23 mil pessoas já passaram pelo programa em todo o Estado. “Dessas, 11,8 mil conseguiram recolocação no mercado de trabalho”, afirma o secretário de Estado do Emprego, Carlos Ortiz.
Como funciona
Durante os 12 encontros – um a cada semana – os facilitadores apresentam técnicas de direcionamento ao mercado de trabalho, sugestões para aperfeiçoar habilidades e produzir um currículo interessante, postura no momento da procura por emprego, dicas de comportamento em entrevistas, entre outros assuntos.
O programa é destinado para desempregados, jovens que estejam à procura do primeiro emprego e que tenham a partir de 16 anos de idade. Os interessados devem fazer cadastro num Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), mais próximo.