CMAS reúne 150 pessoas na IX Conferência Municipal de Assistência Social

1/7/2013 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

A IX Conferência Municipal de Assistência Social realizada na última semana, dias 27 e 28 de junho, no auditório do Sest/Senat, pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), reuniu cerca de 150 pessoas para discussão e levantamento de propostas a serem encaminhadas para a Conferencia Estadual de Assistência Social, prevista para acontecer no mês de outubro, no município de Atibaia.

 

A abertura do evento contou com a participação do prefeito Gabriel Ferrato, da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes Secamilli, da diretora da Drads, Maria Germek, da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Maíra Negri e a vice presidente do CMAS, Vanessa Godoy Chiodi. Após a abertura, todos participaram de palestra ministrada pela professora Ada Bragion Camolese, coordenadora do curso de Serviço Social da Faculdade Santa Lúcia (Mogi Mirim/SP), doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Para dar início ao segundo dia de trabalho, os convidados divididos em grupos discutiram os eixos temáticos: “o cofinanciamento da gestão do SUAS”; “gestão do SUAS: Vigilância socioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação”; “gestão do trabalho”; gestão dos serviços, programas e projetos”; “gestão dos benefícios do SUAS” e “regionalização”. Durante as discussões, varias propostas municipais foram analisadas e deliberadas, com base nos avanços, dificuldades e observações de conferencias realizadas desde 2005.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Maíra Negri, a conferencia é um importante instrumento para a promoção do dialogo entre a sociedade civil, CMAS e o poder público. “Neste ano, pensamos numa metodologia diferente para possibilitar não apenas a elaboração de novas propostas para o município, mas também na execução do SUAS”, comenta.

Para finalizar a Conferencia, foram aprovadas moções, votadas as propostas para que sejam atendidas na IX Conferência Municipal de Assistência Social e eleitos os delegados que representarão Piracicaba na Reunião Regional Descentralizada, que antecede a Conferencia Estadual.

Pré-Conferências

Anterior à Conferência Municipal de Assistência Social, o município contou com a realização de oito encontros envolvendo as comunidades para levantar as demandas locais sobre a gestão e o financiamento na efetivação do SUAS.

Durante os encontros foram elaboradas propostas de acordo com os eixos: “Serviços, programas e projetos ofertados pela assistência social”; “a estrutura dos equipamentos públicos”; “atendimento e acolhida à população”; “espaços que garantem a participação social”; “acesso aos programas, projetos e serviços ofertados pela rede e benefícios”.

Compartilhe no Whatsapp