da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
Através do Requerimento (697/13) aprovado na Reunião Ordinária desta segunda-feira (24), o vereador Ronaldo Moschini (PPS) indaga ao Executivo sobre os containeres de coleta de lixo do Mercado Municipal de Piracicaba. O parlamentar também se refere ao teor da Indicação (1313/13) enviada ao Poder Público para elaborar um estudo sobre a viabilização da mudança de local dos containeres. O documento foi apresentado no dia 14 de março de 2013, sendo que até o momento não obteve resposta.
Os containeres que armazenam diariamente o lixo do mercadão ficam espalhados na travessa Profº Newton de Almeida de Mello, e até que seja recolhido existe um desconforto por estar em frente à entrada principal da Farmácia Central e a 10 metros da entrada principal do Centro de Especialidades Médicas.
Moschini indaga que pela própria proximidade das dependências do local e por tratar de saúde tem que ter uma atenção redobrada pelas pessoas que transitam diariamente no local, na busca de assistência médica, sendo que as pessoas correm riscos de doenças que podem ser encontradas no lixo. “Ainda pode servir de abrigo e alimento para animais e insetos que são vetores de doenças. As mais comuns são a leptospirose, peste bubônica, causadas pelos ratos; a febre tifóide e cólera, causadas por baratas; além da malária, febre amarela, dengue, leishmaniose e elefantíase, transmitidas por moscas, mosquitos e pernilongos”, ressalta o parlamentar. O vereador questiona se o Poder Público possui algum estudo visando a mudança de local dos containeres de coleta de lixo do Mercado Municipal de Piracicaba e quem instalou e, determinou o local dos containeres. "Vale ressaltar também se existe algum procedimento quanto à limpeza e higienização do local, após a retirada do lixo e qual a frequência da retirada", concluiu o parlamentar.