Conheça destaca papel político das minorias

18/6/2013 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

Estudantes de ensino médio da “Escola Estadual Santa Fé” estiveram na Câmara de Vereadores na manhã desta terça-feira, 18, para participar do projeto “Conheça o Legislativo”, instituído a partir do decreto legislativo nº 5/2004, de autoria do presidente da Casa de Leis, João Manoel dos Santos (PTB).

Com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância do voto e da participação dos jovens e das minorias políticas nas atividades da Câmara, o vereador Paulo Campos (PTB) convidou e recepcionou os estudantes nessa manhã de atividades, e disse que já protocolou indicações ao Executivo após receber demandas por parte de outra escola durante outra edição do “Conheça”.

O parlamentar relatou que, além disso, pretende estar na E.E. Santa Fé a fim de recolher mais solicitações e apresentar proposituras. “Um professor de história me sugeriu que eu fosse até lá para conhecer sua realidade. A partir desse fato, acho possível estabelecer um diálogo para que juntos possamos realizar as melhorias que vocês precisam”, completou Paulo Campos.

O historiador do Legislativo de Piracicaba, Fábio Bragança mostrou a evolução política da cidade e do país. “Não faz nem cem anos que as mulheres podem votar. Foi um direito conquistado através de muita luta. Por isso, não se deixem levar pelo discurso de que votar é uma chatice e não peguem qualquer papelzinho no chão na hora de escolher um representante”, alertou Bragança.

Já o advogado Bruno de Oliveira, do Departamento Jurídico, explicou que o Brasil vive cenário político inédito, já que “pela primeira vez, temos uma mulher chefiando o Executivo e negro comandando o Judiciário brasileiro”, citando a presidenta Dilma Roussef (PT) e o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa.

Para que os alunos entendessem como são discutidos e votados os projetos na Casa, o agente legislativo Sandro Silveira, do Departamento Legislativo, conduziu simulação de reunião ordinária, na qual os alunos aprovaram por unanimidade projeto de lei fictício proibindo a prática do bullying nas escolas de Piracicaba.

Acompanharam os estudantes no evento, apresentado por Marcelo Oliveira, do Departamento de Cerimonial, a coordenadora Débora Granato e demais professores.

 

 

Compartilhe no Whatsapp